Projeto do Prefeito Gueber que tira 14% do salário do aposentado foi destaque na sessão da câmara de vereadores desta terça em Orocó

0

Na quinta-feira passada a câmara de vereadores de Orocó aprovou o Projeto de Lei n° 007/2021, enviado pelo prefeito do município George Gueber que tira do salário do aposentado 14% do valor. Com a aprovação do referido Projeto fica estabelecido por Lei alíquota de 14%, incidente sobre as bases de cálculo das contribuições dos aposentados e pensionistas.

A aprovação do Projeto de Gueber causou revolta na sociedade e em especial nos servidores municipais já aposentados, isso porque os 14% de alíquota a ser retirado do salário mínimo do aposentado e pensionista causa impacto direto no orçamento familiar. Para muitos, trata-se de uma medida desumana do gestor municipal, por essa razão a pauta vem repercutindo bastante.

Na sessão de ontem os vereadores de oposição questionaram a forma como o Projeto foi votado, sem que antes tenha sido apreciado pelas comissões e para alguns o Regimento da casa foi descumprido. O presidente Ighor esclareceu sobre o tema e disse que tudo foi feito conforme prevê o Regimento Interno, quanto ao voto individual de cada parlamentar não pode comentar.

Os vereadores de oposição fizeram questão de ressaltar que não estão questionando o voto individual, isso porque cada um vota de acordo com sua consciência e entendimento da matéria em pauta. No entanto, seria prudente da parte do prefeito ter ampliado o debate sobre o tema, colocado o Projeto na mesa de discussão com os servidores envolvidos.

O vereador Helio voltou a cobrar a presença do prefeito na prefeitura, segundo ele o município está sendo governado por assessores que não foram eleitos. Helio disse que não tem nada de mais que o prefeito cuide de sua roça, toda via que tire uma hora de seu tempo e se dedique a administração do município para qual foi eleito prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome