Protagonismo dos estudantes da Escola EREM Senador Paulo Guerra em foco

2
Professora Elineide Alves dos Santos Fernandes

A professora de português, Elineide Alves, da Escola de Referência em Ensino Médio Senador Paulo Guerra lançou um desafio aos estudantes durante as aulas remotas: escrever um livro! Por meio do grupo de WhatsApp da turma orientou os estudantes sobre o projeto: Vamos escrever juntos? Um projeto de escrita com o objetivo de motivar os estudantes a falarem sobre suas rotinas em meio a pandemia.

Dividirem um pouco do que estavam fazendo e sentindo no período de tempo em que as escolas fecharam, em decorrência da pandemia do novo Coronavirus.

A pandemia nos desafiou a escrever. Cada um ao seu modo retratou um dia vivido que entrará para a história através do livro Diário da pandemia: histórias de um tempo vivido e contado por discentes que, depositaram nas palavras o poder de suas vozes, unidos para falarem de esperança, saudade e fé“. Destaca a professora.

O projeto também teve o objetivo de dar sentido ao ato de escrever. Cada estudante escritor entendeu que seu texto representaria outros estudantes Brasil afora. Para a surpresa da professora, o livro também impulsionou o desejo da escrita além dos muros da escola. Com esse projeto nasceu a certeza que muitos escritores surgirão em Cabrobó.

A estudante Isllayne Rodrigues, do 2° ano, afirmou: “O que me motivou a aceitar o convite para escrever o livro foi o fato de que eu sempre sonhei em ser escritora. Vi nessa oportunidade o primeiro passo para uma grande realização. Outro motivo foi a forma com a qual a professora Elineide nos cativou. Sempre ensinando com carinho e amor. Ajudando-nos e preocupando-se conosco nesse momento tão delicado. Participar do livro foi uma forma de agradecer. Eu e os demais colegas decidimos sonhar e realizar junto com ela esse projeto fantástico!

A ideia da produção do livro fez aflorar nos estudantes sentimentos de entusiasmo e motivação. Ver o resultado do trabalho em formato de livro, então, é um sentimento unânime de satisfação. Como declara a estudante do 2° ano, Flávia Jany: “Ver o livro pronto é uma felicidade muito grande. Mal posso esperar para tê-lo em mãos e ler todas as histórias que foram escritas. Sou apaixonada pela leitura, e contribuir para esse lindo projeto florescer realmente foi encantador!

Esse sentimento de boas vibrações também emana em toda a comunidade escolar, como relata a gestora da escola, Cilane Cavalcanti: “A família EREM Senador Paulo Guerra sente-se orgulhosa pelo trabalho da nossa querida professora Elineide e dos nossos estimados estudantes que, em plena pandemia, onde muitos só enxergaram problemas, eles viram oportunidades. Sonharam e, juntos, realizaram a produção de um livro para relatarem seus sentimentos. O que demonstra a capacidade de se reinventar que provém do ser humano. Os discentes foram motivados por uma professora inspiradora, que os encorajou a escreverem sobre sentimentos que guardavam em seu íntimo. Nosso sentimento é de gratidão, alegria e esperança. Seguimos acreditando na força de estudantes e professores protagonistas!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome