Reforma da Previdência e projetos do Poder Judiciário são discutidos em reunião da Alepe desta terça (18)

0

A situação das estradas pernambucanas foi o tema do primeiro pronunciamento realizado na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa, nessa terça. O deputado Henrique Queiroz Filho, do PR, fez um apelo para que o Governo do Estado priorize a requalificação das PE’s 40, 45, 50 e 85. Ele afirmou que as rodovias são fundamentais para o escoamento da produção industrial e agrícola da Zona da Mata e teriam sofrido prejuízos com as chuvas dos últimos dias.

Os trabalhos da Frente Parlamentar sobre os Impactos da Quarta Revolução Industrial em Pernambuco foram repercutidos pelo deputado João Paulo, do PCdoB. O parlamentar informou que o grupo vai ouvir gestores do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos do Brasil, sediado no Recife. A reunião deve tratar dos impactos da automação no mercado de trabalho brasileiro. A data do encontro ainda vai ser anunciada.  

O projeto de lei que proíbe o uso dos patinetes motorizados em Pernambuco foi o tema do pronunciamento de Antonio Moraes, do PP. Ele é autor da proposta e defende a necessidade de regulamentação, já que os equipamentos podem aumentar o número de acidentes. “O Rio de Janeiro, São Paulo, outras capitais brasileiras estão pagando um preço muito alto com uma quantidade enorme de acidentes, principalmente nas calçadas, onde as pessoas que deveriam ter a prioridade de usar esses locais de locomoção estão sendo atropeladas por esses equipamentos.”

O deputado Joaquim Lira, do PSD, pediu providências para a segurança dos expositores e clientes da feira livre de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul. O parlamentar demonstrou preocupação com a possibilidade de incêndios e acidentes no local e pediu o apoio da Prefeitura do município para resolver os problemas.

A passagem do Dia Mundial de Conscientização do Albinismo, em 13 de junho, foi registrada pela deputada Dulcicleide Amorim, do PT. Ela afirmou que as pessoas com essa rara condição genética sofrem estigmas e discriminações por toda a vida. A parlamentar explicou que não há riscos de contágio e que essas pessoas precisam de tratamento diferenciado. “O albinismo não é considerado uma doença, mas pode surgir problemas na visão e haver risco de cancro na pele dos albinos, daí a necessidade de cuidados especiais e prioritários. Hoje, nós temos cerca de 18 mil pessoas no mundo com um tipo de albinismo.”

A aprovação da reforma da Previdência foi defendida pelo líder da Oposição na Casa, deputado Marco Aurélio Meu Amigo, do PRTB. O parlamentar fez um apelo para que o governador Paulo Câmara se posicione sobre a proposta e se articule com a bancada pernambucana no Congresso Nacional em favor da matéria. “Porque muitos deputados federais estão fazendo o seguinte raciocínio: que os deputados federais que votaram a favor da reforma trabalhista perderam a eleição. As pessoas precisam entender que perde a eleição quem não trabalha e quem não está ao lado do povo.”

Cinco propostas de autoria do Poder Judiciário foram aprovadas em Plenário, nessa terça. Entre elas, está a que reajusta os salários da Justiça Estadual e a que cria cargos comissionados na estrutura do Judiciário. A deputada Tereza Leitão, do PT, e Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas, do PSOL, pediram agilidade do Tribunal de Justiça na convocação dos concursados que aguardam nomeação. Já Antonio Moraes, do PP, parabenizou o Judiciário pela apresentação das propostas e disse que os novos cargos vão contribuir para a agilidade dos processos.

Fonte: Radio Alepe

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome