Região do Brígida em Orocó á espera da chuva

0

O Rio Brígida corta aproximadamente 45 km do município de Orocó, região que produz grande quantidade de cebola, feijão, melancia, melão, maracujá e outras culturas.São quase 600 famílias que dependem do que produz e cria.
Nesta época os agricultores já estariam com a terra pronta para o plantio. No entanto,devidoa escassez de chuvas, as barragens que abastecem o rio Brígida estão com suas capacidades de armazenamento bastante reduzidas.
Sem chuva e com a impossibilidade de abastecimento por parte das barragens, os agricultores da região do Brígida começam a buscar alternativas.Uns procuram lotes nos projetos próximos, outros vendem as poucas criações que ainda restam.Outra fonte de renda que os agricultores estão encontrando é a comercialização da madeira da algaroba, uma planta resistente à seca e que se reproduz com facilidade e abundancia na região.
Na região do Brígida moram vários agricultores há mais de cinquenta anos.Estes já enfrentaram todo tipo de sofrimento, inclusive por consequência da seca. O que mais deixa estes agricultores tristes é saber que a poucos quilômetros dali, passa o Rio São Francisco e não muito distante vai passar o canal da transposição sem nada ser feito para resolver os problemas daquela gente. Perenizar o Rio Brígida é um antigo sonho daquele povo.Até hoje os mais velhos e mais novos convivem com a esperança em ver o seu grande patrimônio, fonte de riqueza e de realização de sonhos, definitivamente perenizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome