Reisados de Santa Maria da Boa Vista participaram do 30º Festival de Inverno de Garanhuns

0

O 30º Festival de Inverno de Garanhuns – FIG, o maior festival multicultural da América Latina teve seu encerramento no último domingo (31), após mais de 850 apresentações artísticas, dentre estas apresentações estão os reisados de Santa Maria da Boa Vista.

No bailar das borboletas, no brincar do boi e do Jaraguá, na resistência das mestras e dos brincantes da cultura popular do “reis”, os reisados de Santa Maria da Boa Vista participaram da programação do FIG 2022 na cidade de Garanhuns na sexta-feira  (29). Entre cortejos, encontros e apresentações no Palco da Cultura Popular, os reisados de Pernambuco demonstram a resistência da tradição e a importância para a contarmos a história do nosso povo.

O Reis do Inhanhum, Patrimônio Vivo de Pernambuco fez sua apresentação no Polo Quilombo Castainho, um encontro com a resistência cultural do povo negro. Para Ana Lúcia, coordenadora do reisado mirim, o FIG é importante espaço de encontro e diálogos para a preservação da cultura dos reisados, e que ver as crianças e adolescentes do Quilombo do Inhanhum participando, cuidando e discutindo sobre a identidade da comunidade transmiti a esperança de que as novas gerações continuarão a brincadeira do “reis”.

Alfredo Neto, coordenador do Movimento Viva Reis, reitera a importância dos festivais, das políticas públicas de cultura e dos editais de incentivo cultural para a preservação e difusão do fazer cultural do povo pernambucano. O produtor cultural representou o Movimento Viva Reis em 24 de julho no Seminário de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Pernambuco, momento que reuniu a Fundarpe, o IPHAN, movimentos, brincantes e mestres de Reisados com o objetivo de “troca” de experiências sobre a preservação da tradição dos Reisados.

No palco da Cultura Popular Ariano Suassuna, no centro da cidade, é um dos polos mais movimentados do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o Reisado de Saruê, da Comunidade Quilombola de Saruê se apresentou com outros grupos de cultura popular do estado. A mestra Raimundinha comemora a participação no festival enquanto celebração da força do grupo na transmissão da tradição e de toda dedicação dos brincantes do grupo.

“O FIG é encontro e encanto”, como afirma Marina Sampaio, coordenadora do Reisado de Maria Jacinta. No Polo Espaço Mestre Gonzaga, o Reis da Mestra Maria Jacinta participou de um cortejo na comunidade, à programação promoveu um encontro entre a Mestra Maria Jacinta e o Mestre Gonzaga de Garanhuns, Patrimônios Vivos de Pernambuco.

A coordenação dos reisados reafirma a importância dos parceiros e apoiadores para a presença dos grupos no FIG 2022, e na preservação da cultura popular em Santa Maria da Boa Vista, cidade dos reisados, a Comunidade Quilombola de Saruê, a Comunidade Quilombola de Inhanhum, o Ponto de Cultura Coripós. Agradecemos o patrocínio da Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista, pela disponibilização dos transportes para deslocamento dos grupos.

Viva Reis! Viva o FIG! Viva a Cultura Popular!

Fotos: Edimar Carangueijo, Movimento Viva Reis e Ponto de Cultura Coripós.
Assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome