Resumo do Plenário da Alepe nesta terça: Cinco anos da morte de Eduardo Campos são registrados

0

Os cinco anos da morte do ex-governador Eduardo Campos, vítima de um acidente aéreo durante a campanha presidencial de 2014, foram registrados pelo deputado Waldemar Borges, do PSB, durante a Reunião Plenária da Alepe, nessa terça. Na avaliação do parlamentar, Campos foi o maior líder político de Pernambuco. Borges destacou as ações de Eduardo Campos em áreas como educação, saúde e segurança pública e lamentou a morte do ex-governador. “Eu não gostaria de estar aqui registrando esse 13 de agosto. Gostaria de estar aqui vendo Eduardo presidente da República, como certamente seria, se a tragédia não tivesse cruzado seu caminho.”

A realização da Corrida da Galinha de São Bento do Una, no Agreste Central, entre 2 e 4 de agosto, foi registrada pelo deputado Aglailson Victor, do PSB. O parlamentar também destacou o sucesso da 4ª Feira de Avicultura do Nordeste, promovida no município, no início do mês.

A solicitação de uma audiência pública para discutir a situação da Companhia Pernambucana de Gás, a Copergás, foi a proposta do deputado João Paulo Costa, do Avante. O parlamentar defendeu a discussão sobre o Programa Novo Mercado de Gás, lançado pelo Governo Federal,  que pode trazer impactos para os pernambucanos. “Se Pernambuco, por exemplo, vai abaixar o preço do gás, se irá privatizar ou não a Copergás e que papel terá a Companhia com o fim do monopólio, tendo em vista que ela é uma empresa de capital misto.”

O Plano de Desenvolvimento Estratégico do Sertão do Araripe foi destaque no pronunciamento da deputada Roberta Arraes, do PP. Segundo ela, a iniciativa, implementada pelo Sebrae, traça diretrizes para o desenvolvimento econômico da região, com foco no agronegócio, logística, meio ambiente, cultura e turismo.

O prazo para que 45 famílias deixem um terreno na Praia de Maracaípe, em Ipojuca, foi questionado pela deputada Simone Santana, do PSB. Segundo a parlamentar, os moradores do entorno da antiga Casa do Governador têm uma semana para desocupar o espaço, devido a uma ordem de reintegração de posse da Justiça estadual. Ela prestou solidariedade às famílias e pediu a revisão da medida.

A proposta de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Democracia foi anunciada pelo deputado João Paulo, do PCdoB. Ele explicou que o grupo atuaria como contraponto a medidas e declarações do presidente Jair Bolsonaro que atentem contra o Estado Democrático de Direito. “É a formação de mais uma trincheira em prol da liberdade de expressão, da Constituição de 88 e dos valores condizentes com o Estado de Direito, valores que Bolsonaro tem desrespeitado com metódica frequência.”

O projeto de lei que prevê a utilização de aparelhos para detectar o uso de drogas por motoristas foi apresentado pelo deputado William Brígido, do PRB. Ele afirmou que o equipamento, conhecido como “drogômetro”, pode ajudar na fiscalização e prevenir acidentes.

O aumento no número de casos de câncer no Brasil preocupa a deputada Dulcicleide Amorim, do PT. Ela citou dados do Instituto Nacional de Câncer que mostram o registro de quase 600 mil ocorrências em 2018 e mais de 200 mil mortes por causa da doença, em 2017. Ela defendeu políticas públicas específicas e criticou a Reforma da Previdência  que, segundo ela, reduz a renda de idosos na época em que eles estão mais suscetíveis.

O afastamento de policiais militares devido a transtornos mentais, principalmente a depressão, foi o tema do pronunciamento de Joel da Harpa, do PP. Segundo o parlamentar, o número de PMs afastados chegou a 5.625 entre 2012 e 2018 e, entre 2014 e 2018, dez agentes cometeram suicídio. “É preciso que haja, urgentemente, uma política pública voltada para a saúde mental do policial militar no estado de Pernambuco. É preciso que, de fato, se saiba de onde vem esse alto índice de depressão.”

A eleição de Maria Auxiliadora Costa para presidente do Conselho de Turismo de Fernando de Noronha foi registrada pelo deputado Alberto Feitosa, do Solidariedade. O parlamentar propôs um Voto de Aplausos à nova dirigente, que atua no segmento de hospedagem desde 1997.

Fonte: Radio Alepe

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome