Resumo do Plenário: Início das transmissões ao vivo da TV Alepe repercutem em reunião

0

A primeira Reunião Plenária após o recesso, realizada nessa quinta, foi considerada histórica pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros, do PP. O parlamentar destacou o início das transmissões ao vivo da TV Alepe, que estreou nessa manhã, junto com a retomada dos trabalhos da Casa Joaquim Nabuco neste 2º semestre. Ele ressaltou que a partir de agora, os debates em Plenário, Comissões, audiências públicas, além das solenidades e outros eventos vão poder ser acompanhados em tempo real pelos pernambucanos.  “A abertura desse importante canal de comunicação entre o Parlamento estadual e a sociedade proporcionará mais transparência para todo o processo legislativo e nos fará avançar para um modelo de democracia que, hoje, além de ser representativo, passa a ser cada vez mais participativo e cidadão.”

A TV Alepe está no ar pelo canal digital 28.2. Eriberto Medeiros também abordou a relevância dos projetos lei que vão tramitar neste semestre no Poder Legislativo. Ele citou a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a Lei Orçamentária Anual e o Plano Plurianual do Governo do Estado, que serve como instrumento de planejamento da gestão estadual para os próximos quatro anos.

 O início das operações do novo Sistema de Abastecimento de Água do Distrito de Pirituba, em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, foi destaque no pronunciamento do deputado Aglailson Victor, do PSB. Segundo o parlamentar, o equipamento deve ser entregue pela Compesa no dia 15 de agosto. A expectativa é que o investimento, de cerca R$ 800 mil, resolva os problemas de abastecimento do local.

Os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga foram registrados pelo deputado Tony Gel, do MDB. Ele prestou uma homenagem ao artista pernambucano, afirmando que Gonzagão teria sido o maior divulgador da cultura nordestina e um dos nomes mais importantes da música brasileira. O parlamentar relembrou a trajetória do músico e ressaltou a importância dele para a divulgação de ritmos musicais até então pouco expressivos no Brasil, como o coco, o baião, o xaxado e o forró. 

 A implantação do Consórcio Nordeste foi elogiada pelo deputado João Paulo, do PCdoB. Ele afirmou que a iniciativa dos nove estados da Região para viabilizar investimentos e convênios em diversas áreas, demonstra autonomia política. O parlamentar criticou a gestão do presidente Jair Bolsonaro, comentando que o Brasil está na iminência de um caos social com a quantidade de cortes orçamentários em ações estratégicas e retrocessos nas conquistas alcançadas pela população mais pobre do país.

O anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro da criação de uma Secretaria dos Animais, no âmbito federal, foi elogiado pelo deputado Romero Albuquerque, do PP. O parlamentar pediu Voto de Aplausos para a iniciativa e cobrou a instalação de um órgão semelhante na estrutura do Governo do Estado. Ele ainda anunciou a criação de novas proposições que tratam sobre o tema na Alepe.  “Eu protocolei hoje um pacote de projetos de lei e indicações que visam ampliar as ações consideradas como maus tratos e para o bem-estar animal. Assim como outros estados, Pernambuco precisa avançar na construção de mentalidade e realidade que priorizam a segurança, o conforto e a saúde dos animais.”

A realização do Festival de Inverno de Garanhuns, entre 18 e 27 de julho, no Agreste Meridional, foi elogiada pelo deputado Sivaldo Albino, do PSB. O parlamentar afirmou que, além de promover a cultura, o evento também proporciona cidadania e movimenta a economia local. “A rede hoteleira estava lotada. Bares, restaurantes e o comércio tiveram um acréscimo e aqueceram muito bem a economia, assim como o comércio informal. Foi um momento de gerar emprego e trazer renda para o município num momento tão difícil que a gente atravessa em nosso País.”

Sivaldo Albino também parabenizou o governador Paulo Câmara pelo apoio ao projeto, que teve investimentos de R$ 8,5 milhões neste ano. Segundo o deputado, o Festival de Inverno de Garanhuns recebeu mais de 600 mil pessoas, envolveu cerca de três mil artistas e contemplou a realização de 500 atividades durante o período em que foi realizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome