Resumo do Plenário: Parlamentares discutem possibilidade de instalação de uma usina nuclear em Pernambuco

0

Os prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife desde a última quinta, foram repercutidos durante a Reunião Plenária da Assembleia Legislativa, nessa segunda.

O deputado João Paulo, do PCdoB, lamentou as nove mortes já registradas no estado e questionou os cortes orçamentários do Governo Federal em áreas como a prevenção de enchentes. “O Governo Federal cortou metade do dinheiro destinado às ações de Defesa Civil, ou seja, R$ 426,7 milhões. A Defesa Civil não pode ser relegada a um segundo plano e suas verbas serem cortadas em função de uma política de austeridade que tira do atendimento ao povo para assegurar os lucros do mercado.”

O deputado Wanderson Florêncio, do PSC, também lamentou os estragos causados pelos temporais. Ele disse ter solicitado à Prefeitura do Recife uma série de informações sobre as medidas de prevenção. Entretanto, não obteve retorno, mesmo depois de dois meses da solicitação.

O julgamento do Supremo Tribunal Federal que decidiu pela criminalização da homofobia foi criticado pela deputada Clarissa Tércio, do PSC. Ela afirmou que todos os tipos de agressão já são protegidos pelo Código Penal e valem para qualquer orientação sexual. “E aí eu pergunto por que privilegiar um grupo, se todos são iguais perante a lei? A gente vê que com essa decisão, a nossa liberdade, a liberdade de expressão do cidadão, e a nossa liberdade religiosa ficaram perigosamente comprometidas.” 

Já o deputado Doriel Barros, do PT, defendeu o entendimento do STF. Ele afirmou que a homofobia é crime e aqueles que a praticarem devem ser responsabilizados. O parlamentar ainda abordou a possível construção de uma usina nuclear em Itacuruba, no Sertão de Itaparica. Doriel Barros apoiou as manifestações locais contrárias ao empreendimento e demonstrou preocupação com os indígenas e quilombolas que moram na região, além do perigo de contaminação do rio São Francisco. “Nós esperamos que realmente não seja construída essa usina nuclear que estão vendendo como algo importante e necessário para uma energia limpa, defendendo que é uma energia limpa e não é.”

Na mesma linha, o líder do Governo na Alepe, deputado Isaltino Nascimento, do PSB, afirmou que a Constituição Estadual proíbe a instalação de usinas nucleares em território pernambucano. “Por parte do governador Paulo Câmara não há nenhum interesse, por parte do Poder Executivo Estadual, nenhum interesse de modificar a Constituição, nem tampouco de Pernambuco sediar nenhuma usina nuclear no seu território.” A possibilidade de construção da usina está prevista no Plano Nacional de Energia 2030, do Governo Federal.

A posição dos governadores do Consórcio do Nordeste de articular a retomada do formato original do programa Mais Médicos foi comemorada pela deputada Teresa Leitão, do PT. Ela disse esperar que os gestores consigam a volta dos profissionais cubanos. [30’53” 31’17”] “Uma reportagem recente do New York Times mostrou que centenas de cidades brasileiras continuam à espera dos novos médicos para substituir os cubanos e essa situação mantém cerca de 28 milhões de pessoas sem atendimento médico.”

Os 40 anos do PDT, Partido Democrático Trabalhista, foram registrados pelo deputado José Queiroz, integrante da legenda. Ele fez um relato da história do partido e disse ter orgulho de fazer parte dessa trajetória. Ele ressaltou a luta em defesa das riquezas nacionais e a coerência na prática da boa política.

Rádio Alepe

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome