Segurança Pública é o tema principal da 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Orocó

0

Foi realizada na manhã desta terça-feira (01/06) a 16ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2021, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais, tem conduzido os trabalhos legislativos. Realizada por videoconferência para evitar aglomerações, a sessão contou com a presença de 7 dos 9 vereadores.

O presidente da casa, Ighor Crateú, ao fazer uso da tribuna, manifestou solidariedade à família enlutada de Manoel Barros que faleceu no final de semana vítima da Covid-19. “Manifesto pesar e solidariedade a família de meu amigo Manoel Barros, que infelizmente foi mais uma vítima dessa doença terrível. Aproveito a oportunidade e peço que a população se cuide!”

Ighor encaminhou às comissões o Projeto de Lei de autoria da Vereadora Maria Eduarda, que dispõe sobre a Instituição da Campanha de Incentivo à Doação de Alimentos e Produtos Básicos de Higiene Pessoal no Período de Calamidade Pública decorrente da Pandemia de COVID-19, e ressaltou que seja feita uma campanha de conscientização. “É importante que sejam feitas campanhas educativas para a população entenda que a doação de alimento na é obrigatória, mas que quem desejar fazer esse gesto de solidariedade, estará ajudando o próximo.”

A segurança pública em Orocó especialmente do Projeto Brígida, foi o tema principal dos debates entre os vereadores, que pediram providências por parte da Polícia Militar que a Patrulha Rural seja mais efetiva e que seja montada um ponto de apoio fixo, pois o comércio no Projeto Brígida é movimenta e necessita de uma maior segurança.

Jessica Cavalcanti – Indicação ao prefeito para que tome providências sobre a falta d’água no Projeto Brígida, e apoio da Polícia Militar fazendo rondas nos comércios na hora do fechamento de caixa na zona rural.

Professora Jacielma – Pedido aos secretários, principalmente dos diretores em especial de transporte, para que os vereadores tenham respostas, “pedimos respeito à  casa, no momento que a gente mais precisa não temos nossas ligações atendidas e sempre ficamos sem retorno dos secretários.” Ressaltou a vereadora, que concedeu um aparte a vereadora Valkíria, “é uma falta de respeito com os vereadores que representam o povo, nós nunca temos respostas a respeito de nossos pedidos de informação ou solicitações.

Sobre a questão dos pedidos feitos aos Secretários, o Presidente Ighor Crateú, destacou que tudo se resolve com diálogo, e que irá conversar com o poder executivo para buscar um entendimento sobre essas questões.

Patrício do Projeto – “As vezes os Secretários dão respostas aos vereadores, a blogs e a imprensa, mas não existe ações que resolvam a situação da população.” Quanto a segurança do Projeto Brígida, “pedimos um aumento do efetivo no projeto, pedimos que a Patrulha Rural retorne com mais eficácia, e pedimos o retorno de uma base fixa da 2ª CIPM.”

Valkíria Amando – “O prefeito não tem interesse de buscar mais segurança para o município. E os Secretários estão acostumados a fazer quando quer, e não priorizam o bem-estar da população.”

Ighor pediu um aparte e explicou que o gestor municipal, já esteve em contato com o Comandante da 2ª CIPM, solicitando em reforço policial em Orocó, porém foi apresentado números em que o quantitativo de boletins de ocorrências eram poucos, o que não permitia um aumento de policiais no município.

Thiago Vasconcelos – “Critico a postura dos secretários e peço mais atenção do executivo com os vereadores da base. As vezes não somos atendidos e quando somos, somos mau tratado. É importante lembrar que quem colocou o prefeito e os secretários lá, fomos nós, trabalhando juntos, e agora nós vereadores não somos atendidos, e a população é que sofre sem respostas do executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome