Soluções que amenizaram as dificuldades da pandemia: conheça as principais

0

Teria sido muito complicado passar por 2020 se não fossem as soluções que amenizaram as dificuldades da pandemia do novo coronavírus. Afinal, este foi um dos anos mais complicados do Século XXI – e olha que já passamos por uma das maiores crises financeiras da história em 2008, um processo de impeachment e algumas ameaças de guerra global.

A pandemia do novo coronavírus trouxe um cenário que a Humanidade não via há aproximadamente 100 anos, quando a Gripe Espanhola atingiu grande parte do mundo. A grande diferença daquela vez é que o coronavírus foi muito mais ágil do que a Gripe Espanhola pois o mundo está agora muito mais ligado do que antigamente.

A mudança de padrão de vida foi significativa. O lockdown foi obrigatório em vários países, as pessoas tinham de ficar em casa e o dano econômico também foi considerável. Se não fossem as soluções que amenizaram as dificuldades da pandemia, teria sido muito mais complicado lidar com isso.

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Quais as soluções que amenizaram as dificuldades da pandemia?

Delivery – Os aplicativos de delivery foram verdadeiras bençãos durante a pandemia do novo coronavírus. Desde a possibilidade de encontrar boas hamburguerias em Rappi até poder pedir remédios ou a compra de mês em vários aplicativos, os sistemas de entrega ajudaram muita gente a manter a quarentena em casa sem passar necessidades.

Para se ter uma ideia, houve um aumento de 103% no consumo em aplicativos como esses só no primeiro semestre de 2020. Tanto é assim que dá para dizer que os apps de delivery alcançaram praticamente todas as famílias.

Além de viabilizar a quarentena, os aplicativos ainda viabilizaram que o nível de desemprego não subisse tanto. Afinal, com a maior demanda, foram necessários mais entregadores para poder suprir esse papel e tirar uma renda extra. Isso reduziu os impactos econômicos da pandemia.

Comunicação – A pandemia do novo coronavírus nos afastou. Isso é fato: a maioria da população fez isolamento social para não se contaminar ou contaminar outros com o vírus. No entanto, isso significa que muitas pessoas perderam laços sociais, especialmente em momentos de aniversário e outras datas significativas.

Quem ajudou a amenizar isso foram os aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, Zoom ou Skype. Eles permitiram que muitas pessoas pudessem se reunir em videochamadas para poder conversar e matar um pouco da saudade causada pelo distanciamento.

E por falar nisso…

Home Office – Os aplicativos de comunicação digital não contribuíram somente com as relações interpessoais. As relações de trabalho também fizeram uso deles e de outras plataformas para poder manter as empresas funcionando nesse período.

Grande parte da população nacional começou a trabalhar em home office durante esse período graças a possibilidade de fazer reuniões em videochamadas, além de controlar o fluxo de trabalho por plataformas digitais.

Na prática, 80% de todos os gerentes aprovaram o método de trabalho, o que mostrou quanto potencial o home office tem para o futuro do mercado de trabalho brasileiro.

Afinal, é importante lembrar que o home office gera redução de custos para as empresas e mais satisfação para os profissionais, que trabalham mais perto da família e sem precisar pegar transporte.

Internet – Quem viabilizou a maior parte das tecnologias que reduziram os problemas da pandemia foi a Internet. A rede mundial dos computadores pode ter muitos problemas, e tem, mas esteve em seu melhor durante o período da pandemia, pois pôde unir as pessoas e viabilizar muita coisa.

Uma das coisas que só passou a existir por causa da Internet foi a divulgação rápida de informação. Graças aos sites de notícias e vídeos de YouTube, além de matérias especiais do Ministério da Saúde, foi possível informar a população sobre os riscos do coronavírus e os métodos para preveni-lo (o uso de máscaras, lavar as mãos com frequência, etc.).

Streaming – Por fim, vale mencionar como as pessoas tiveram necessidades por entretenimento durante a pandemia. Afinal, como ficar em casa o dia inteiro sem se distrair vendo um filme ou série de TV?

Quem ajudou nisso foram os serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime, Crunchyroll, Hulu e outros. Eles exibiram filmes e séries para os usuários, tanto que quase “travaram” a Internet de tanto tráfego. Quem se beneficiou foram os conteúdos lançados na época, como o documentário Tiger King, que virou febre mundial por contar a história de um dono de zoológico nos EUA que se envolveu com o crime.

Essas foram as principais soluções que amenizaram as dificuldades da pandemia. Claro que a situação ainda não acabou, mesmo que o seu ritmo tenha diminuído no Brasil. Por enquanto, o coronavírus ainda é um risco enorme e espera-se que deixe de ser assim que uma vacina seja criada e possa ser distribuída em escala global.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome