Tendências de marketing digital automotivo para 2022

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O marketing digital automotivo tem mostrado ser uma área bastante promissora. No entanto, é necessário realizar ações assertivas para ocorrer resultados. E é por isso que nesse artigo mostraremos algumas tendências do marketing digital automotivo. Gostou e quer saber mais do assunto? Então é só continuar nesse artigo!

Pouco se fala do marketing digital automotivo. No entanto, esse cenário tem se mostrado bem animador. E se você está pensando em investir nesse ramo, é necessário ficar antenado. Portanto, não deixe de conferir quais serão as tendências de marketing digital automotivo. Reunimos todas as informações nessa matéria. Confira!

O que é marketing digital automotivo?

O marketing digital automotivo é aquele cujo foco é auxiliar a venda de concessionárias. Trata-se de uma abordagem bem nova, mas que já vem mostrando ser extremamente promissora. No entanto, por ser algo relativamente desconhecido, é normal possuir algumas dúvidas.

Devido à pandemia, muitos processos deixaram de ser online para serem digitais. E muitas áreas foram afetadas. Inclusive o ramo automobilístico. Antigamente, as pessoas iam até uma agência para procurar informações a respeito do carro que desejavam comprar. Hoje em dia já não é mais assim.

Antes de chegar numa agência, a pessoa já pesquisou algumas informações a respeito do veículo. E, notando essa atitude, as concessionárias precisavam fazer algo a respeito. E é cerca de isso que trata o marketing digital (automotivo).

Os potenciais clientes estão deixando de ir ver carros na agência. E o marketing digital é o responsável para equilibrar essa lacuna. E, com o tempo, ele será ainda mais relevante. Portanto, reconhecer as tendências hoje é uma forma de se antever ao mercado.

Quais são as tendências do marketing automotivo?

O espaço digital tem conquistado cada vez mais força. Portanto, é essencial se antever às mudanças para já estar um passo à frente dos concorrentes. Então, nos próximos parágrafos, falaremos sobre as principais tendências desse segmento.

Landing page

Esse é um conceito bastante usual no marketing digital. No entanto, quem é do ramo automotivo precisa entender também. Resumidamente, landing page é uma página de captura de cliente. Essa categoria de página deve ser muito bem otimizada para facilitar a venda.

Um exemplo bem claro de landing page foi o da Kia, para promover um test drive. Foi uma campanha feita há alguns anos, mas é possível tirar alguns ensinamentos. Como não havia links que levavam para fora da página, a experiência era muito mais imersiva. Cativava e deixava o possível cliente se imergir.

Ambiente digital

Tudo tem se tornado digital. A exemplo disso, podemos citar as casas de apostas. Há muito tempo, só se era possível apostar indo pessoalmente até um cassino ou casa de apostas. E você notou como isso mudou? Hoje em dia há vários sites que possibilitam esse mesmo serviço remotamente, como a 22Bet Brasil.

E por que com o ramo automobilístico isso diferiria? Ultimamente o número de vendas online só tem crescido. Portanto, uma das tendências do marketing digital automotivo é exatamente se enquadrar nessas novas exigências. Cada vez menos pessoas estão dispostas a ir até uma concessionária.

Não é à toa que as vendas por leads e as plataformas digitais de vendas de veículo registraram maiores ganhos, por exemplo. As plataformas de vendas online têm ganhado destaque, e dois exemplos bem claros disso são os sites:

  • Webmotors;
  • iCarros.

Campanhas de Google Ads

O investimento em campanhas no Google Ads vem se tornando cada dia mais presente, em qualquer segmento. E o marketing digital (automotivo) só vem acompanhando essa tendência. Os links patrocinados são uma ótima forma de fazer a sua empresa ganhar destaque.

O mais interessante sobre essa tendência é que você pode gerir toda a campanha. Ou seja, definir qual será o investimento diário, decidir quando investir, quando parar, quando retornar, enfim. Fora isso, ainda que a campanha possa ter um valor significativo, o retorno é ainda maior.

Gerar interesse

Um fato inegável é que os automóveis subiram de preço. Fora isso, o valor da manutenção, seguro, IPVA, impostos e outras taxas seguiram o mesmo caminho. E isso, infelizmente, fez com que algumas pessoas perdessem o interesse de adquirir o carro próprio. Portanto, uma das tendências é gerar interesse do cliente.

No entanto, como fazer isso? Pode parecer uma tarefa difícil, mas os tempos exigem isso. Como o mundo digital tem sido cada vez mais presente, você pode muito bem aliar o útil ao agradável. Atualmente, os três maiores categorias de conteúdos com taxas de conversão, são:

  • Vídeos informativos;
  • Vídeos de passeios;
  • Test Drives.

Venda de seminovos

Muita coisa aconteceu nos últimos tempos; desde ganhadores da loteria que perderam tudo, até a pandemia, que se estende até agora. Portanto, a procura por carros seminovos subiu exponencialmente. Afinal de contas, devido a toda crise econômica, não são todos os que possuem condições de comprar um 0 km.

Não é à toa que a venda de carros usados aumentou 63% no primeiro semestre de 2021. E os vestígios da pandemia tendem a se alastrar por mais algum tempo. Sendo assim, a procura por carros seminovos só tende a aumentar. Portanto, procure se antever diante dessa possibilidade.

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