V Encontro Estadual de Técnicos Federados lota auditório da Ilha do Retiro no final de semana

0

O final de semana foi de muito aprendizado para os treinadores pernambucanos no V Encontro Estadual de Técnicos Federados. O evento foi realizado no sábado e domingo (17), na Ilha do Retiro, com aulas teóricas em um auditório lotado e ensinamentos práticos na quadra do Ginásio Jorge Maia com grandes profissionais do futsal brasileiro. Foi um grande intercâmbio com objetivo de debater a modalidade nas quadras nacionais e contribuir para a formação de novos grandes atletas.

A abertura do evento, no sábado (16), foi focada nas categorias de base. As palestras dos professores Herick Pereira, do JEC/Krona e Fernanda Grande, do Palmeiras, abordaram os primeiros passos no Futsal, os modelos de jogos, as jogadas treinadas e executadas, além dos conceitos aplicados em seus clubes. Tudo baseado na melhor formação e desenvolvimento dos atletas.

A nossa busca é para aumentar a qualidade do jogo de futsal tanto na base como no adulto. O Futsal brasileiro tem tido muitos problemas, mas apenas com a entrega e a dedicação dos profissionais podemos melhorar tendo mais qualidade na formação. Para, no futuro, ter novamente grandes craques“, explicou Herick Pereira.  “Foi importante ter essa troca de experiências. Expus o que faço lá e os treinadores falaram o que fazem por aqui. Isso contribui para a nossa evolução e para a melhora da qualidade do futebol brasileiro no geral“, completou Fernanda Grande.

Já no domingo (17), o V Encontro Estadual de Técnicos Federados teve pela manhã uma conversa de Guilhermo Verve, técnico do APF/Zimmer, com os participantes sobre ataque, jogo de aproximação e jogo de ultrapassagem. Na sequência, as ideias foram colocadas em prática na quadra com o apoio da garotada do Futsal do Sport. Para finalizar, Rodrigo César, da Escolha Goleiros de Futsal (RC Goleiros), apresentou aos treinadores pernambucanos uma quebra de paradigmas na preparação dos goleiros. As mudanças dos treinamentos técnicos que deixaram de ser mais tradicionais e influenciam na tomada de decisão dos arqueiros.

Com um grande público nos dois dias e bons conteúdos, o evento foi elogiado pelos alunos e também pelos palestrantes. “Foi fantástico. Essa integração e a troca de conhecimento com quem milita no Sul do país é muito bom. Engrandece o Futsal pernambucano. Luiz Cláudio e a Federação estão de parabéns“, exaltou Rodrigo César.

O exemplo dado pela Federação Pernambucana de Futsal (FPFS), inclusive, pode ser seguido por outras entidades espalhadas pelo Brasil. O objetivo é de que cada vez mais os conteúdos sejam compartilhados com o maior número de profissionais.

Fiquei feliz com o convite. Conheço vários profissionais daqui e sei que gostam de se capacitar, diferente do meu Estado, que além de ter poucos eventos, quando tem as pessoas não prestigiam. Foi legal ver a quantidade de professores aqui. Até passei essa ideia do presidente da FPFS, Luiz Cláudio, para nosso gestor da liga no Rio de Grande do Sul de trazer informações aos técnicos federados. Sou um cara a favor da troca de conhecimento e gostei bastante de participar. Todos estavam muito interessados e, assim como eu, pensando na melhora da qualidade do jogo. Acredito que atingimos o objetivo do curso e estou contente em ter contribuído“, ressaltou Guilhermo Verve.

Com o sucesso do V Encontro Estadual de Técnicos Federados, a nova edição do evento será realizada ainda este ano. Mas, desta vez, os contemplados serão os treinadores do Sertão de Pernambuco e das regiões próximas, em maio.

FutsalPE

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome