Vacina contra gripe: 61% dos pernambucanos ainda não se protegeram

0

b80171675945cc0030e186e6a655c4c3

Apenas 38,8% da população habilitada a tomar a vacina em Pernambuco fez isso até esta quinta-feira (8). A vacinação contra gripe em todo estado vai até a próxima sexta (16). De acordo com a secretaria Estadual de Saúde, mais de 1,8 milhão de pessoas fazem parte do grupo prioritário. A meta do Governo Federal é vacinar pelo menos 80% da população brasileira.

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem se dirigir para um posto de vacinação e se proteger contra a doença. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito e no período do frio aumentam as chances de contágio.

Crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais são os públicos mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença e por isso fazem parte do grupo prioritário.

Este ano, o Ministério da Saúde distribuiu em todo o Brasil 53,5 milhões de doses, que protegem contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Após a aplicação da dose, podem ocorrer dor no local da injeção e o endurecimento leve da pele, manifestações que geralmente passam em 48 horas. A vacina é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome