Vídeos dominam tráfego na internet e representam mais de 80% do consumo mundial

0
Fonte: Unsplash

As previsões feitas para a internet nos anos anteriores estão começando a se confirmar. Entre 2015 e 2018, algumas pesquisas apontavam que o consumo de vídeo seria cada vez maior e dominaria o tráfego online. Atualmente, esse tipo de conteúdo representa mais de 80% do consumo mundial e com uma tendência de crescimento para o futuro. Os smartphones e as redes sociais são duas ferramentas importantes e que estão ajudando a confirmar essa tendência audiovisual.

O recente sucesso do TikTok, por exemplo, é algo que representa esse domínio dos vídeos na internet. Segundo dados oficiais da Google, a plataforma venceu o Facebook e o WhatsApp para se transformar no aplicativo mais baixado nos smartphones em 2020. Isso significa que a rede social para criação de vídeos de até três minutos superou dois dos aplicativos mais populares do mundo. É um feito importante, e que deve continuar acontecendo nos próximos meses.

Todo esse sucesso dos vídeos acontece pela facilidade em criar este conteúdo na atualidade, algo diferente do passado. A empresa InVideo criou um software gratuito de editor de vídeo que permite a qualquer pessoa, em poucos minutos, criar e editar conteúdos de audiovisual para as redes sociais. O usuário conta com uma guia e uma biblioteca de fotos e músicas para criar qualquer vídeo online de forma rápida e fácil. Isso permite que o usuário, em poucos passos, consiga produzir conteúdos interativos, o que alimenta ainda mais esse setor.

Uma pesquisa da empresa Cisco, divulgada no final do ano passado, mostrava que 82% do tráfego da internet é gerado por vídeos. Isso significa que as previsões feitas no passado estavam corretas, e a margem deve crescer ainda mais no futuro. Afinal, não são apenas as redes sociais que estão ajudando neste crescimento, mas também os serviços de streamings para computador e smartphone.

Streaming ganha espaço nos celulares dos brasileiros

O uso de smartphones no Brasil é algo crescente nos últimos anos. Em reportagem divulgada por aqui em 2015, a porcentagem dos jovens que usavam o celular para acessar a internet já era de 82%. Uma taxa que só aumentou, e que deu espaço para que os serviços de streamings pudessem crescer nestes aparelhos. Empresas que dominam o setor, como a Netflix e a Prime Video, viram uma oportunidade nos celulares para aumentar a audiência em todo o mundo.

No Brasil, os números mostram que isso foi efetivo. Segundo pesquisa realizada pelo aplicativo JustWatch, essas duas empresas de streaming que citamos dominam o ranking de entretenimento digital mais acessado pelos smartphones. As duas representam mais de 35%, disputando espaço até mesmo com as redes sociais. Vale lembrar que os serviços de streaming ainda estão se expandindo pelo país, e a chegada da Disney+ e da HBO Max deve ampliar ainda mais o uso dos smartphones neste setor.

Um dos motivos é a popularização da internet e também desses aparelhos móveis. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou nos dados mais recentes que quase 75% da população do Brasil conta com uma conexão à internet. Além disso, existem cerca de 230 milhões de smartphones ativos por aqui, e a expectativa é que esse número fique ainda maior nos próximos anos.

Os vídeos, seja pelo YouTube ou pela Netflix, estão ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas. Esse formato de conteúdo ultrapassou a marca de 80% do tráfego da internet, e a expectativa agora é que isso continue a crescer. Algumas pesquisas apontam que existe uma nova meta para esse formato de conteúdo, que é de chegar aos 90% do tráfego online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome