71% das empresas brasileiras pretendem contratar funcionários em 2013

0


Entre as maiores economias do mundo, o Brasil é a que mais deve aumentar o quadro de funcionários em 2013, segundo pesquisa da CareerBuilder com mais de 6.000 profissionais de RH. 
No país, 71% das empresas pretendem aumentar o número de colaboradores neste ano, 20% não esperam mudanças em relação ao ano passado e apenas 5% planejam diminuir o quadro de funcionários. 
A pesquisa não inclui contratações temporárias ou com jornada de trabalho parcial. No Brasil, as áreas que mais devem contratar, dentro das empresas, são serviços ao consumidor, tecnologia da informação e administração. 
Os outros países do BRIC são os que estão logo atrás do Brasil no ranking dos mais otimistas: a Índia está em segundo lugar (67% das empresas pretendem contratar), a Rússia em terceiro (48%) e a China em quarto (52%). 
Dos dez países pesquisados, as economias europeias apresentam a maior perspectiva de demissões ou de manter os números de 2012. 
A Itália ocupa a última posição do ranking, com um terço das empresas pretendendo diminuir o número de colaboradores e 43% não prevendo mudanças. Na Alemanha, país mais bem colocado depois dos BRIC na quinta colocação, 29% esperam contratar mais, 15% preveem cortes e a maioria, 53%, não espera mudanças. 
As expectativas para 2013 refletem o nível de satisfação dos empresários em relação ao ano anterior, indicador também medido pela pesquisa. 
No Brasil, 80% dos entrevistados disseram que a companhia está melhor financeiramente em relação a um ano atrás –resultado praticamente idêntico ao da Índia (81%). Atrás dos dois países estão China e Rússia, com índices próximos dos 65%. 
Novamente no fim da lista, a Itália tem apenas 25% dos empresários dizendo que 2012 foi melhor que 2011. 
Fonte: Folha de S. Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome