Centro de Parto Normal de Petrolina será construído pela prefeitura próximo ao Hospital Universitário
Centro de Parto Normal de Petrolina será construído pela prefeitura próximo ao Hospital Universitário

Centro de Parto Normal de Petrolina será construído pela prefeitura próximo ao Hospital Universitário

9 de Maio de 2018

Após ser inaugurado e interditado ainda na gestão passada, o Centro de Parto Normal de Petrolina está perto de se tornar, de fato, realidade. É que a prefeitura já concluiu o projeto arquitetônico do equipamento que vai otimizar o fluxo de partos na cidade atendendo às gestantes com gravidez de baixo risco. O prédio será construído em um terreno cedido pela união em frente ao Hospital Universitário.

Atendendo às portarias do Ministério da Saúde, o Centro terá capacidade para cinco leitos e realizará, em média, 150 partos normais por mês. De acordo com a secretária de saúde, Magnilde Albuquerque, os técnicos estão trabalhando nas planilhas orçamentárias para iniciar o processo licitatório.

Em 29 de dezembro de 2016, o ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio, inaugurou as instalações do Centro de Parto Normal no prédio da Secretaria de Saúde, porém, a Vigilância Sanitária do Estado, emitiu um parecer afirmando que o local não tinha condições de funcionamento por não atender às normas ministeriais e sanitárias.

“O que nós entendemos é que foi feita uma reforma no prédio administrativo da Secretaria de Saúde, entregando a população instalações inadequadas e falsas expectativas. Diante disso, fizemos um projeto e devolvemos a estrutura à Secretaria que estava esfacelada, com setores separados e distantes uns dos outros, sem comunicação e sem telefone. Paralelo a isso, iniciamos e encaminhamos todos os processos para o novo Centro de Parto Normal”, destacou a secretária.

Ainda de acordo com a gestora, a nova planta já foi enviada para avaliação da Vigilância Sanitária do Estado. Agora, a gestão municipal aguarda um posicionamento do órgão estadual para iniciar os procedimentos e assim licitar as obras.

[lateral] Aquarela Arte & Design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *