Importação da água do coco pelo mercado brasileiro pode causar quebradeira em produtores do Vale do São Francisco

2

IMG-20171117-WA0058

????????????????????????????????????

Os Produtores de coco do Vale do São Francisco, em especial da cidade baiana de Rodelas, maior produtora de coco do Brasil, estiveram nesta sexta-feira (17), na cidade de Floresta para pedir apoio político para impedir uma concorrência desleal. Os mesmos afirmam que os produtores do Brasil estão a beira de uma quebradeira, isso por conta das importações da água do coco para o mercado brasileiro.

– A causa dos preços baixo do coco verde in-natura.

– Precisamos nos mobilizar para que seja proibida a importação de água de coco.

– Suposta água de coco.

– Porque suposta água de coco?

A Camex (Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior) ainda não estabeleceu um código específico (NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul) para importação/exportação de água de coco.

Em agosto de 2017, mais um país se junta aos que exportaram água de coco para o Brasil.

Os primeiros registros no sistema Alice web de importação do produto suposta água de coco, ocorreram no ano de 2012. Até recentemente, apenas as Filipinas se apresentavam como único exportador para o Brasil; em seguida, a Indonésia também passou a figurar nesse rol e, no mês de agosto de 2017, a Tailândia se incorporou ao grupo.

Comporta assinalar que desde as primeiras importações brasileiras da suposta água de coco as Filipinas estiveram presentes em todos os meses; a Indonésia, em alguns deles, enquanto a Tailândia somente apareceu no mês de agosto.

Isso não significa que outros países não tenham exportado esse produto para o Brasil, ou que esses mesmos países não tenham exportado sob outro código, pois, como a Camex não estabeleceu um código específico (NCM) para importação / exportação de água de coco, não é possível assegurar que o produto não tenha entrada sob diversas NCMs.

As importações entre janeiro e agosto de 2017 foram 20% superiores àquelas ocorridas em igual período do ano de 2016.

A fonte de informações dos dados foi o Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet, denominado Alice Web, desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

2 COMENTÁRIOS

  1. Não amigo, se informe primeiro antes de falar besteira. O problema é de todos os estados produtores de coco verde e me parece que vc é comparado a um acéfalo por fazer um comentário tão fraco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome