Morre Jovino Nolasco, criador da Vinhuvafest; radialista foi enterrado na tarde desta terça-feira

0

Foi enterrado na tarde, desta terça-feira, 13, o radialista Jovino Nolasco de Souza, responsável junto com o ex-prefeito de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco, Jorge Garziera, pela concepção e criação do polo vitivinícola do Vale do São Francisco e da Festa da Uva e do Vinho do Nordeste (Vinhuva Fest).

Jovino morreu na noite de segunda-feira (12) em Caxias do Sul, aos 69 anos. Com passagens como comentarista nas TVs Guaíba e Bandeirantes, ele trabalhava atualmente na Rádio Difusora de Bento Gonçalves como apresentador e comentarista. A prefeitura de Bento Gonçalves, onde ele atuou em diversos cargos públicos, decretou Luto Oficial de três dias.

Conforme informações da prefeitura, Jovino Nolasco estava internado no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul. Ele estava hospitalizado havia alguns meses, depois de ter uma infecção, diversas paradas cardíacas e falência dos rins em decorrência de uma cirurgia na próstata. Nolasco morreu por volta das 23h. Jovino foi vereador de Bento Gonçalves entre 1983 e 1988. No governo municipal, ele foi secretário de Turismo, da Cultura, e secretário de Governo, além de ter dirigido o Conselho Municipal de Turismo e presidido a Fundação Casa das Artes.

Nolasco também presidiu, por três edições, a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), entre 1990 e 1992, e coordenou seis edições da Festa do Vinho e da Uva do Nordeste (Vinhuva Fest), entre 1999 e 2011, em Lagoa Grande. Em nota publicada na página da prefeitura de Bento Gonçalves na internet, o prefeito Guilherme Pasin classificou Jovino Nolasco como “uma pessoa iluminada, sempre disposta a fazer a diferença. Um homem, que apesar de pequeno no seu tamanho carregava um coração enorme e um pouco da história do nosso Município com ele. O dia fica mais triste com a perda do amigo. Mas que possamos lembrar e admirar o legado deixado por ele”.

EX-PREFEITOS AMIGOS LAMENTAM

Dois ex-prefeitos de Lagoa Grande, sertão pernambucano, Jorge e Rose Garziera, lamentaram a morte de Jovino que era amigo pessoal do casal há muitos anos. “Estou muito triste mesmo. Achava Jovino uma pessoa extraordinária pela sua espontaneidade, inteligência e capacidade de se comunicar. Nós adorávamos a sua companhia, sempre brincalhão e divertido. Foi cedo, mas como Deus sabe de todas as coisas, colocamos pois tudo em suas mãos com muita fé e confiança. Que ele esteja agora nos braços do Pai e descanse em paz”, escreveu a ex-prefeita.

Para Jorge,  Jovino foi um parceiro incansável de grandes projetos e muitas conquistas em suas duas passagens pela Prefeitura de Lagoa Grande e na gestão de Rose também.

“Na idealização e criação da festa da uva e do vinho, Vinhuva Fest, que ficou conhecida em todo o País, sua contribuição foi ímpar para o desenvolvimento de nossa região e um grande exemplo para o desenvolvimento de nossa vitivinicultura. Nossa solidariedade a toda a família”, disse o ex-prefeito Jorge Garziera. (Com parceria Portal da Rádio Gaúcha).

Fonte: Jornal Tribuna – O Nordeste em Pauta

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome