No Recife, Gilmar Mendes fala crise e governabilidade

Postado em 19 de junho de 2017

No Recife, Gilmar Mendes fala crise e governabilidade

No Recife, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou que o Brasil “vem ganhando campeonato de instabilidade” e que o País enfrenta uma crise sem limites. O magistrado participa, na manhã desta segunda-feira (19), do seminário Lide Pernambuco “Brasil, desafios para a governabilidade”, na Zona Sul da Capital. Também participam do evento o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Em sua fala, Mendes afirmou que o tema da governabilidade é atual, tendo em vista os desafios que se colocam. Para ele, as instituições vêm dando sinais de resiliência, mas que há limites.

“As instituições devem ser fortalecidas porque devemos partir da ideia que o homem tem adotado abuso e nesse sentido as instituições têm que colocar freios”, afirmou o ministro, ressaltando a Constituição de 1988.

Gilmar Mendes também disse que o sistema das eleições parlamentares subsistiu com danos, disse que o sistema eleitoral está exausto e que nas eleições passadas houve um alto número de candidatos a vereador. “Como distribuir o dinheiro público para essa massa?”, questionou.

Mendes, que deu o voto de Minerva no julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lembrou que, enquanto o Supremo julgava o mensalão e ministros “diziam de boca cheia” que era o maior escândalo de corrupção, o esquema de corrupção, conhecido por petrolão, se desenvolvia.

“O sistema tem dado sinais de exaustão”, afirmou. “O Brasil vem ganhando campeonato de instabilidade”, continuou, afirmando que estamos diante de uma crise sem limites, “porque se começa a fazer investigação e, em seguida, vem desdobramentos”.



Deixe uma resposta



Mensagem Biblíca
Muitos são os meus perseguidores e os meus inimigos; mas não me desvio dos teus testemunhos. Salmos:119:157