Nova edição da Revista Gestão Pública PE já está no ar

Postado em 14 de novembro de 2017

img_revista16

Um dos artigos em destaque da publicação, editada pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco, trata do uso da inteligência computacional na fiscalização de gastos públicos

Já está no ar a 16ª edição da Revista Gestão Pública PE. O artigo de capa, de autoria do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Paulo Salgado, traz uma reflexão sobre como a inteligência computacional pode ser utilizada na fiscalização do gasto público no Brasil. A Lei de Acesso à Informação (LAI), sancionada em 2011, fez com que órgãos públicos em geral passassem a disponibilizar ferramentas na internet para divulgar como o dinheiro está sendo gasto, mas da forma como o conteúdo é apresentado o contribuinte não consegue fiscalizar os gastos adequadamente. Iniciativas como o projeto cooperativo “Serenata de Amor”, por outro lado, indicam que as contas públicas podem, enfim, ter uma fiscalização mais efetiva.

Na seção Entrevista, o consultor em gestão, criatividade e inovação Gart Capote também fala de inovação, desta vez através da modernização do serviço público. O gerenciamento de processo de negócios (ou BPM, sigla para Business Process Management) seria um dos caminhos que podem levar à eliminação ou pelo menos à redução da burocracia nos serviços públicos. “Chega de viver cultuando um pensamento ‘público’ anacrônico”, diz Capote. Segundo ele, é o profissional, verdadeiro servidor público, quem pode operacionalizar e orientar essa mudança.

A “mudança” necessária ao setor público também é abordada em outro artigo. O secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag), Maurício Cruz, traz o tema da investigação apreciativa como um novo olhar sobre a mudança na condução do processo de planejamento estratégico. Um olhar que vai além da tradicional análise de SWOT para a construção de cenários e priorização dos objetivos estratégicos de uma organização, focando nos pontos positivos para o melhor aproveitamento de oportunidades. Mudança que também passa, obrigatoriamente, pelas pessoas.

A nova edição traz muitos outros conteúdos, como os frutos de uma parceria do Instituto de Gestão de Pernambuco com a UFPE; o acompanhamento da regularidade fiscal, jurídica e econômica para os municípios; e a valorização e otimização dos recursos humanos na gestão escolar. Além disso, a revista traz as tradicionais seções Acontece, com uma agenda dos principais eventos na área; Cine Gestão, com uma resenha sobre a websérie The Crown; e Humor, com o fino traço do cartunista Samuca.

A Revista Gestão Pública PE é editada pelo Instituto de Gestão Pública de Pernambuco Governador Eduardo Campos, vinculado à Seplag. A publicação pode ser acessada através do endereço www.seplag.pe.gov.br/web/revista-16.



Deixe uma resposta



Mensagem Biblíca
Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, ... Provérbios:2:3