20 anos do Museu Coripós está sendo comemorado na Programação da 17ª Semana Nacional de Museus em Santa Maria da Boa Vista

1

Teve inicio na ultima segunda-feira (13) e vai até esta sexta (17), a programação da 17ª Semana Nacional de Museus.

A programação começou com a abertura oficial da 17ª Semana Nacional dos Museus, com a composição da mesa de autoridades, onde contou com o comando de Alfredo Neto. Ainda houve exposição de artesãos da cidade de Santa Maria da Boa Vista, tambem a participação e apresentação da banda Baemaa e apresentação da casa das Juventudes. Na terça dia 14 teve apresentação do Reisado do Inhanhum, exposição de roupas, costumes e tradições, rodas de conversa com a mestra e seus membros.  Na quarta-feira dia 15, exposição: Escritores e PoetasBoavistanos – Raimundo Nascimento; Clenio Sandes; Sidney Carvalho e Pedro Ivo. Tambem Exposição de Xilogravuras com Alfredo Neto e Exposição de artistas da cidade. Já nesta quinta-feira (16), teve apresentação de Capoeira Araúna (origem e surgimento da capoeira no Nordeste e Exposição de instrumentos utilizados), ainda Exposição de artistas da cidade.

A semana dos Museus em Santa Maria da Boa Vista se encerra nesta sexta-feira (17), a programação tem inicio as 9:00 horas e vai até as 16:00 horas. Vai ter apresentação de Banda de Pifanos, com homenagem a memória do grande mestre da Banda de Zé de Leoterio. Ainda vai ter apr4sentação da Secretaria de Educação (Nádja, contação de historia), (Lusi, momento de pintura). Jogos Educativos: Nuca (núcleo de cidadania do Adolescente). Tambem roda de conversa com adultos, ainda vai ter uma apresentação do Projeto do IF em parceria com a Secretaria das Mulheres (Projeto Respeito as Minas).

Museu Coripós

O Museu Coripós surgiu da necessidade de viabilizar um local para salvaguarda do patrimônio histórico do município de Santa Maria da Boa Vista-PE. Foi inaugurado no ano de 1999 na gestão do então prefeito Leandro Duarte, em parceria com o Ministério da Cultura. O Museu recebeu o nome de Coripós (Coripó) em homenagem a uma tribo indígena que habitava as margens do Rio São Francisco. Visando perpetuar a historia nos seus aspectos sociais, culturais, econômicos, religiosos e políticos, foram criadas salas temáticas, caracterizas, com acervos matérias e imateriais. Hoje a melhor maneira de resgatar a memória do município é conhecendo o Museu Coripós, casinha verde a beira do Rio São Francisco que preserva a arquitetura antiga, onde outrora foi presídio e tambem uma casa de internação para doentes vitimas de tuberculose.

Quem for ao Museu do Coripós nesta semana, vai se deparar com a Professora de geografia, Maria Benedita (Dona Bené). Ela é a criadora das mais lindas bonecas de pano de todo Sertão de Pernambuco, com mãos delicadas e uma pitada de amor em cada produção, às bonecas de Dona Bené parece terem vida. A mesma conta que faz as bonecas pelo prazer de ver a alegria nos outros, “A simplicidade tem que estar presente. Há muito tempo, as crianças só tinham esse divertimento e elas eram feitas bem simples, portanto, a gente optou por manter da mesma forma”, disse Dona Bené.

1 COMENTÁRIO

  1. Foi uma semana de muita Cultura no museu coripois, provando que museu não é só um espaço para o antigo, mas também para mostrar toda a diversidade cultural contemporânea. Muito agradecido por ter sido um dos artistas homenageados. Obrigado a toda equipe museu coripois! E parabéns pelo belo trabalho que vêm prestando à Cultura Boavistana!.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome