A importância da pediatria

0

A história da pediatria remonta à Grécia Antiga, quando o médico Hipócrates descreveu doenças que afetavam crianças e a importância da nutrição infantil. No entanto, a pediatria moderna surgiu no século XIX, com a fundação da primeira clínica pediátrica em Paris, em 1802, pelo médico francês Jean-Baptiste-André Désault.

No Brasil, esta especialidade começou a se desenvolver a partir do final do século XIX e início do século XX, com a criação de instituições voltadas para o cuidado da saúde infantil. Em 1910, foi fundada a Sociedade Brasileira de Pediatria, que atualmente é uma das maiores e mais importantes entidades médicas do país.

Abaixo, veja a importância da pediatria, presente na maioria dos hospitais em Uberlândia!

O que é pediatria?

A pediatria é a especialidade voltada exclusivamente ao cuidado com a a saúde das crianças e adolescentes, desde o nascimento até a idade adulta jovem. É uma área que tem como objetivo a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e condições médicas que afetam essa população, bem como o acompanhamento do desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos pacientes.

Os pediatras são médicos que têm uma formação especializada em pediatria e que estão capacitados para lidar com as necessidades de seu público. Eles avaliam o estado de saúde geral, realizam exames físicos e prescrevem tratamentos, quando necessário.

Além disso, um pediatra em Uberlândia também tem a função de orientar os pais sobre cuidados com a saúde e o desenvolvimento dos filhos, incluindo questões como vacinação, higiene e nutrição. No caso da última, é possível fazer o trabalho junto de um nutricionista em Uberlândia.

Principais doenças comuns na infância

Existem diversas doenças que podem afetar as crianças ao longo da infância. Algumas das principais doenças na infância incluem:

  • Infecções respiratórias: gripes, resfriados, bronquiolite, pneumonia, entre outras.
  • Infecções gastrointestinais: gastroenterites, diarreia, vômitos, entre outras.
  • Doenças infecciosas: sarampo, rubéola, caxumba, varicela, entre outras.
  • Alergias: asma, rinite alérgica, dermatite atópica, entre outras.
  • Doenças crônicas: diabetes mellitus tipo 1, doença celíaca, epilepsia, entre outras.
  • Problemas neurológicos: paralisia cerebral, transtornos do espectro autista, transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), entre outros.
  • Problemas de visão e audição: miopia, hipermetropia, astigmatismo, estrabismo, surdez, entre outros.
  • Doenças genéticas: síndrome de Down, fibrose cística, distrofia muscular, entre outras.

É importante ressaltar que a prevenção é uma das melhores maneiras de evitar muitas dessas doenças na infância, através de medidas como vacinação, cuidados com a higiene, alimentação adequada e acompanhamento médico regular.

Quando procurar um pediatria em Uberlândia?

A Sociedade Brasileira de Pediatria estabeleceu uma frequência ideal para levar a criança ao pediatra, que varia conforme sua idade:

  • 5, 15 e 30 dias: 3 consultas;
  • dos 2 aos 6 meses: 1 vez ao mês;
  • a partir dos 7 meses: 1 vez a cada 2 meses;
  • a partir dos 2 anos: 1 vez a cada 3 meses;
  • a partir dos 6 anos: 1 vez a cada 6 meses;
  • dos 7 aos 19 anos: 1 vez ao ano.

Obviamente, aos pequenos ficam doentes em sua infância, portando sintomas que requerem uma visita ao médico.

Os exames e tratamentos que podem ser solicitados pelo médico

Nos primeiros dias de vida, é comum que o pediatra peça exames como os testes do pezinho, orelhinha, ouvidinho e linguinha, exemplificando. O profissional pode também realizar análises físicas durante uma consulta.

Já no desenvolvimento da criança, os exames mais comuns são: fezes e urina, hemograma, ureia/creatinina, glicemia/insulina, perfil lipídico e testes para verificação de alergias e intolerâncias.

Depois disso, o profissional consegue recomendar a utilização de medicamentos, indicar terapias e alterações de hábitos de vida. Em casos mais complexos, são realizadas até cirurgias ou é recomendada a consulta com um outro especialista, de clínica de urologia em Uberlândia, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome