Aero Cruz, presidente da câmara de vereadores de Petrolina nega pedido do suplente Ronaldo Cancão

0

Diante da situação em que se encontra o Poder Legislativo do município de Petrolina, tendo em vista a prisão preventiva do vereador Gaturiano Cigano em 23 de fevereiro deste ano, o suplente de vereador Ronaldo Cancão entrou com requerimento junto a mesa diretora em 4 de abril pedindo que ele seja empossado no cargo. Em menos de 24 horas o presidente da casa, vereador Aero Cruz, respondeu a solicitação por meio do oficio nº 51/2022 negando tal pedido.

No dia 23 de fevereiro do ano de 2022, a câmara de vereadores de Petrolina, foi comunicada por meio do oficio nº 671310/2022-DPF/JZO/BA sobre o cumprimento de Mandado de Prisão Preventiva expedido pela 8ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Petrolina-PE, a casa não recebeu os autos do inquérito policial ou processo judicial, sendo justificado por está tramitando em segredo de justiça o que impossibilita adoção de medidas contra o vereador.

O suplente Ronaldo Cancão alega que a casa já considerou injustificáveis as faltas do vereador Gaturiano, o que lhe asseguraria direito regimental de posse, mesmo que em caráter temporário. Ainda de acordo com o suplente Ronaldo Cancão, o acolhimento de sua solicitação pela Mesa Diretora da Casa restabeleceria a formação original do parlamento em termos quantitativos que é de 23 vereadores conforme resultado final das eleições de 2020.

Em resposta ao oficio do suplente Ronaldo Cancão, o presidente da câmara de vereadores de Petrolina, Aero Cruz, pontuou que tal decisão é regimentalmente privativa de quem exerce a função de Chefe do Poder Legislativo. Aero finaliza dizendo: “Observando o devido processo legal, respeitando a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno, não há como acatar o pleito apresentado pelo suplente de vereador Ronaldo Cancão”, finalizando o oficio em resposta.

O presidente da câmara de vereadores de Petrolina, Aero Cruz, tem dito repetidamente, que todas as suas decisões tem como base a Lei Orgânica do Município de Petrolina e o Regimento Interno da Câmara. O presidente tem sido elogiado por todos os seus colegas pela condução do Poder Legislativo, sempre respeitando as normas e os pares. “Aero tem mantido equilíbrio nas decisões, com apego as Leis e respeito a todos os parlamentares”, disse um vereador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome