Alepe discute decreto que quer volta do eletrochoque e dos manicômios

0

Isaltino teme a volta dos tempos do eletrochoque e dos manicômios com o decreto do Ministério da Saúde

Hoje o deputado Isaltino denunciou o texto do Ministério da Saúde pela volta do atendimento em hospitais psiquiátricos, alvo de várias denúncias de violações, e o fim do da política dos centros de atendimentos psicossociais – CAPs. Já existe um decreto do MS convalidando essa medida. O deputado propôs a discussão desse tema na comissão de Saúde na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

De acordo com a portaria do MS, já está autorizada a compra de aparelhos de eletrochoque para o SUS. E também a internação de crianças e adolescentes em hospitais psiquiátricos para adultos. “Além de todo o retrocesso e do absurdo que é essa proposta, também é uma falta de respeito aos avanços da medicina psiquiátrica e de toda a luta antimanicomial”, explica Isaltino. “Imagine o SUS pagando o eletrochoque? Imaginem crianças e adolescentes internados em manicômios para adultos? Vamos retroceder ao século XIX”, rebateu.

A fala de Isaltino, feita no grande expediente, contou com os apartes e os apoios de Tereza Leitão (PT), Roberta Arraes (PP) e Tony Gel (MDB).

Raphaela de Paula/Assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome