Assembleia Legislativa de Pernambuco Resumo do Plenário da sessão desta quarta (30): possível privatização da Chesf vai ser tema de audiência pública

0

Resumo do Plenario Alepe

A privatização do sistema Eletrobrás, que inclui a Chesf em Pernambuco, foi questionada por parlamentares na Reunião Plenária dessa quarta. O deputado Isaltino Nascimento, do PSB, citou artigo publicado nesta semana pelo jornalista Luis Nassif, em que se estabelecem supostas ligações do secretário executivo de Minas e Energia, Pedro Pedrosa, com empresas interessadas na compra da Eletrobrás. O parlamentar considerou a análise grave. “De fato, esse momento agora é o momento em que o Governo pretende fazer uma entrega plena do País como um todo, em todos os ativos brasileiros. E já se fala na perspectiva dos Correios, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, que seria a nova etapa vencida no princípio de 2018.

Para Ricardo Costa, do PMDB, é preciso aprofundar o debate e permanecer vigilante com as propostas de privatização. Já Lucas Ramos, do PSB, ressaltou que o setor elétrico é estratégico e não pode ser entregue para a iniciativa privada. Ele anunciou a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf para discutir os efeitos em Pernambuco. O tema também vai ser debatido em audiência pública na Alepe na próxima segunda-feira, às nove da manhã.

O uso de agrotóxicos no estado motivou o pronunciamento de Socorro Pimentel, do PSL. Segundo a parlamentar, o Brasil é o maior consumidor do produto do mundo. Em Pernambuco, cerca de 30 mil pessoas são intoxicadas por ano. “São inúmeros casos de intoxicações, de câncer, de suicídios, de alteração do desenvolvimento de crianças e adolescentes e de muitos outros impactos sobre a  saúde.

A inclusão da disciplina educação financeira nas escolas estaduais, foi reivindicada pelo deputado Adalto Santos, do PSB. O parlamentar afirmou que uma criança educada financeiramente se transforma em um adulto equilibrado com as próprias contas.

Waldemar Borges, do PSB, registrou o  Dia Estadual de Conscientização sobre Esclerose Múltipla, comemorando anualmente em 30 de agosto. Para o parlamentar, os pacientes precisam do suporte dos familiares e de toda a sociedade.

Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada coloca o Grande Recife como a região metropolitana de maior vulnerabilidade social do País. Esse foi o tema de pronunciamento de Bispo Ossesio Silva, do PRB. “Recife vive hoje uma das mais dramáticas crises socioeconômicas da sua história. A falta de políticas sociais efetiva e aprofunda esse caos a cada dia. Um descaso onde se mistura o índice elevado de violência, desemprego crescente, déficit de moradia e problemas de mobilidade urbana.

O processo de tombamento do Palácio Episcopal da Diocese de Petrolina, no Sertão do São Francisco, foi comemorado por Lucas Ramos, do PSB. Segundo o parlamentar, existia um projeto polêmico de construção de um shopping popular no lugar da Igreja, mas o tombamento garantiu a preservação histórica.

Augusto César, do PTB, enalteceu a chegada do curso de Educação Física no Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, no Sertão de Itaparica. Para o parlamentar, a iniciativa promove a saúde e o bem estar dos cidadãos no Interior.  

Aluísio Lessa, do PSB, destacou os 50 anos da Exposição de Animais de Limoeiro, no Agreste Setentrional. Para o deputado, a feira está ligada ao desenvolvimento de Pernambuco, valorizando a atividade agropecuária.

Os parlamentares fizeram um minuto de silêncio pelo médico e ex-deputado Inaldo Lima, que morreu na última terça, em Olinda. O presidente Guilherme Uchoa, do PDT, destacou os vinte anos em que Lima atuou na Alepe. O ex-deputado também foi homenageado por Antônio Moraes, do PSDB, Teresa Leitão, do PT, Ricardo Costa, do PMDB, e por Marcantônio DouradoAdalto Santos e Waldemar Borges, todos do PSB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome