Atual cenário da política de Cabrobó aponta para uma Câmara de Vereadores 100% masculina para a legislatura 2025/2028

0

Eleitores de Cabrobó costumam eleger mulheres para a Câmara de Vereadores, vem sendo assim desde a eleição de 1988 quando as Professoras Maria José Marinheiro e Joselita Saraiva foram eleitas. Apenas em 2004 que essa série foi interrompida, com a desistência de Cármen Lúcia e a não reeleição de Henriqueta Torres.

Em 1988 foram eleitas Joselita Saraiva e Maria José Marinheiro, em 1992 Marlene Torres, em 1996 os eleitores cabroboenses elegeram três mulheres, Cármen Lúcia; Henriqueta Torres e Joselita Saraiva. Na eleição de 2000 foram reeleitas as Vereadoras, Henriqueta Torres e Cármen Lúcia, em 2004 nenhuma mulher conseguiu vaga no parlamento municipal de Cabrobó.

Na eleição de 2008 -última em que os eleitores de Cabrobó elegeram apenas 9 vereadores-, às mulheres voltaram a marcar presença na Câmara Municipal com a vitoria de Suzana Freire, já em 2012 foram 12 vereadores eleitos e mais uma vez Suzana foi a única que garantiu assento no parlamento Municipal de Cabrobó.

No pleito eleitoral de 2016 foi experimentado a eleição com 13 vereadores, aí foram eleitas 3 mulheres e Suzana Freire sendo uma delas, acompanhada de Karla Amando e Pretinha Truká. Aí veio 2020 e o número de mulheres eleita caiu para 2, Karla foi reeleita e Virlane Saraiva estreou no mandato de vereadora.

As vereadoras eleitas em 2020, Karla Amando e Virlane Saraiva, não tentarão a reeleição no pleito eleitoral deste ano. O ex-presidente da casa das leis do município de Cabrobó, Dim Saraiva, irmão de Virlane, será candidato. Enquanto que o esopos de Karla o sindicalista Antônio de Nestor, que esteve disputando na majoritária das últimas três eleições, vai tentar vaga na Câmara Municipal.

Henriqueta Torres ficou na suplência do Avante em 2020, e assumiu a vaga deixada pelo vereador Valdo do Caldeirão. Ela que já foi presidente da Câmara Municipal no biênio 2001/2002, vai tentar renovar o mandato e garantir presença feminina no parlamento municipal. O que se comenta nos bastidores da política local, é que possivelmente a ex-vereadora Suzana Freire, possa se colocar à disposição do eleitorado cabroboense e retornar ao parlamento municipal.

No atual cenário, com as vereadoras eleitas em 2020 resolvendo não entrar na disputa para renovar o mandato, e com incertezas dentro dos partidos, o cenário aponta que a próxima legislatura (2025/2028) na Câmara de Cabrobó seja totalmente masculina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome