Belém do São Francisco na luta pela conquista do Selo Unicef

0

Belém do São Francisco na luta pela conquista do Selo Unicef3 Belém do São Francisco na luta pela conquista do Selo Unicef1 Belém do São Francisco na luta pela conquista do Selo Unicef2

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduzir as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

A primeira experiência do Selo UNICEF ocorreu no Ceará, em 1999, onde foram realizadas três edições estaduais. Em 2005, o Selo foi ampliado para todo o Semiárido e, em 2009, para a Amazônia Legal Brasileira.

Em 2013, 1.745 municípios do Semiárido e da Amazônia inscreveram-se na atual edição do Selo UNICEF Município Aprovado Edição, que se encerra em 2016.

Os municípios que se inscrevem no Selo são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. A UNICEF, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do ciclo do Selo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo UNICEF Município Aprovado.

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância. O Selo está articulado com o Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia, iniciativas que têm como objetivo reduzir as disparidades regionais e apoiar o Brasil no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O Município de Belém do São Francisco, é um dos 91 do estado de Pernambuco que está na luta por esse tão importante Selo. Após a primeira etapa que foi realizada em Salgueiro, agora o Município participa da segunda etapa e recebe a Caravana dos Esportes. Hoje se encerra as atividades da Caravana dos Esportes em Belém do São Francisco, com ações desenvolvidas na grande Arena que foi montada no campo de sal. A grande estrela da Caravana dos Esportes em Belém do São Francisco é a campeã olímpica de voleibol Fofão, a jovem atleta incentiva os alunos a praticarem esportes, ao tempo que, distribui sorrisos e muita simpatia e ainda deu autógrafo e pousou para fotos com os fãs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome