Cabrobó: Poder público ouve questionamentos da população acerca da Guarda Municipal e Municipalização do Trânsito

0

Na noite desta quinta-feira (4) foi realizada em Cabrobó, uma Audiência Pública para tratar de dois temas de grande relevância para a segurança e organização do município, que foram a criação da Guarda Municipal e Municipalização do Trânsito. Com grande presença da sociedade civil os temas foram amplamente debatidos e seus efeitos positivos e negativos também foram questionados pelos populares e autoridades presentes na Câmara de Vereadores de Cabrobó.

Estiveram presentes na Audiência Pública, o Prefeito de Cabrobó Galego de Nanai, o Presidente da Câmara, Vereador Paulo Gonçalves, Major Moura representando a 2ªCIPM, Dr. Olegário representando a Polícia Civil, Dr. Alan advogado do município, vários vereadores, secretários municipais, presidente da CDL, empresários, comerciantes, bombeiros civis e servidores públicos.

Quanto a criação da Guarda Municipal, o sentimento era de unanimidade -com apenas algumas ressalvas- mas que não foram contrárias a criação. Como a guarda municipal ajudará na segurança municipal todos estão de acordo que é importante sua implementação.

É importante destacar que a criação da Guarda Municipal será um ganho para a segurança pública no enfrentamento ao crime, pois o município contará com mais efetivo fazendo a segurança local, e a PM será bastante ajudada.” – disse o Major Moura, que representava a 2ª CIPM.

Iniciado os debates sobre a municipalização do trânsito, vários populares demonstraram serem contra a iniciativa, levantando indagações, temores e receio de como será feito esse processo. “Eu estou temeroso, pois a municipalização pode onerar os cofres públicos e não ter uma efetiva melhora no nosso trânsito.” – disse um empresário.

Uma representante da Secretaria de Saúde, levou números atualizados da quantidade de acidentes em Cabrobó em 2022 e 2023, como também da VIII Geres. “Cabrobó tem uma grande quantidade de acidentes automobilístico, e que com a municipalização muitos deles poderiam ter sido evitados Vidas poderiam ter sido salvas.” – destacou.

O secretário de Defesa Social, Trânsito e Transporte Daniel da Autoescola, ressaltou que Cabrobó já é um município que necessita desses serviços. “Cabrobó tem crescido e já precisamos de uma municipalização do trânsito como também da guarda municipal, pois nosso trânsito é intenso recebendo motoristas de cidades vizinhas. Quanto a guarda precisamos de uma maior segurança e ajuda à PM.”

Galego de Nanai, Prefeito de Cabrobó destacou que o momento é de ouvir a população, e que só após isso os projetos serão elaborados e colocados em prática. “Não estamos aqui hoje para aprovar ou não, estamos para ouvir o povo e saber o que ele quer, após isso é que vamos reunir a equipe e elaborar o projeto, que antes de votado será mais uma vez apresentado à sociedade.”

Não podemos medir Cabrobó com a régua do atraso, temos que nos espelhar em municípios que são mais desenvolvidos, e só assim teremos um Cabrobó forte, desenvolvido e organizado, como nosso povo merece.” – finalizou o gestor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome