Campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” é apresentada, em coletiva de imprensa, aos meios de comunicação da bacia

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O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco lançou no último dia 31 de maio a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”. E para divulgar a realização do evento, que desde 2014 quando aconteceu sua primeira edição, vem demonstrando força em reunir parceiros em defesa do rio São Francisco, o CBHSF promoveu na tarde de terça-feira (01), uma coletiva de imprensa com os jornalistas de toda a bacia. O encontro foi realizado por videoconferência e teve o objetivo de apresentar a identidade visual da campanha deste ano e as ações que serão realizadas ao longo de todo o mês de junho.

O diretor de Comunicação da TantoExpresso, Paulo Vilela, empresa responsável pela comunicação do CBHSF, apresentou a campanha que completa seu oitavo ano de realização e tem como tema VELHO CHICO PARA TODOS. O objetivo é conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar comunidades, entidades e instituições diversas pelo uso responsável dos seus recursos hídricos. “Então, este ano, a campanha abordará os usos múltiplos das águas e a necessidade de concretizar o Pacto das Águas para que haja água em quantidade e qualidade para todos e para os diversos usos. Para isso, adotamos uma identidade visual colorida, mantendo o elemento da carranca e apostamos na diversidade dos públicos ligados diretamente ao rio”, explicou.

Com elementos gráficos que se baseiam nas velas de canoas de tolda, patrimônio naval do Velho Chico e patrimônio cultural brasileiro, tendo íntima ligação com os povos ribeirinhos, o CBHSF se propõe em 2021 a responder à pergunta – De quem é o Velho Chico? “Na verdade, é que se for bem cuidado e gerido, com planejamento e ações coordenadas é possível garantir água de qualidade e em abundância a todos os que precisam”, completou Vilela.

Além disso, a campanha ainda cumpre o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de se concretizar o Pacto das Águas. Com modelo conceitual aprovado e ações diretamente conectadas ao Plano Diretor de Recursos Hídricos, o Pacto sugere que Estados e a União incorporem a questão dos recursos hídricos da bacia do São Francisco em sua vida política e institucional, de forma a garantir o uso racional e democrático da água e também estabelece compromissos e ações conjuntas prevendo ferramentas de monitoramento e revisão ao longo do tempo.

Com o trabalho de mobilização feito por jornalistas nas quatro regiões fisiográficas da bacia, formando parcerias com instituições do poder público, privado e órgãos não governamentais, associações, entre outros, este ano, a campanha também conta com o apoio de artistas dos mais diversos segmentos. “Este ano, trazemos ainda como novidade, a parceria de artistas, líderes de movimentos sociais, pessoas influentes que estão nos apoiando e ajudando a trazer mais parceiros para a campanha. Ao longo deste mês iremos publicar vídeos destas pessoas nas nossas redes sociais”, acrescentou a coordenadora de comunicação, Mariana Martins.

As publicações serão feitas no site da campanha virecarranca.com.br/ e suas redes sociais no Facebook e Instagram. Pessoas físicas também podem participar publicando em suas próprias redes uma foto usando #VireCarranca. Esse material pode fazer parte do mural de apoio da campanha.

Este é o oitavo ano da campanha e com isso queremos sinalizar que os reservatórios do rio São Francisco devem estar vocacionados para atender os usos múltiplos das águas e não prioritariamente, totalmente para a geração de energia hidroelétrica. Precisamos fazer essa transição, não é fácil, é questão complexa, são muitos interesses em jogo; todos legítimos, mas que podem também ser conflitantes. E a cada momento é preciso construir consenso, pactos e este é o principal trabalho institucional do Comitê, que faz um trabalho, até certo ponto preventivo, olhando mais longe”, concluiu o presidente do CBHSF Anivaldo Miranda.

Assessoria de Comunicação CBHSF

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