Clube de Cinema exibe ‘O Auto da Compadecida’ para estudantes de escola pública em Petrolina

0

O filme de Guel Arraes, baseado no texto teatral de Ariano Suassuna, ‘O Auto da Compadecida’, foi exibido na noite desta terça-feira (11) para 120 alunos da Escola Municipal Jacob Ferreira, no bairro Cosme e Damião, em Petrolina. Idealizada pelo Clube de Cinema do Colégio Plenus, a mostra homenageia os 19 anos da trama que, num momento raro da telona, valorizou a picardia e o ritmo frenético do teatro, bem afinados com o texto, direção e elenco.

“Estamos contentes em fazer essa exibição, uma vez que O Auto da Compadecida é um marco não só para a cinematografia nacional, mas também, e especialmente, para nós do Sertão nordestino”, disse o coordenador do projeto, Genivaldo Nascimento.

“A ideia da ação social do nosso clube era trazer um filme nacional e o longa do diretor Guel Arraes se mostrou a melhor opção porque, além de fazermos essa merecida homenagem, ele alcançou uma qualidade artística tamanha, que consegue a proeza de fazer o espectador rir mesmo estando “careca” de conhecer as peripécias de Chicó e João Grilo”.

O evento, porém, não seria possível sem a ajuda da Escola Jacob Ferreira, que, ao abraçar a proposta, lançou teaser (vídeo de 30 segundos) e fez convites aos alunos. O objetivo era lotar a quadra poliesportiva com os adolescentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – geração que, no ano de lançamento do filme (2000), nem tinha nascido.

Uma situação bem diferente de Vera Lúcia de Souza Coelho, mãe da aluna Emilly Vitória, e fascinada pela obra de Suassuna. Durante a sessão, compartilhou com a filha as mesmas emoções que sentiu quando assistiu ao longa pela primeira vez. “Estou muito satisfeita por estar assistindo com minha filha um filme que resgata a cultura do Nordeste e apresenta de certa forma a nossa realidade”, disse Vera, que aproveitou a folga no serviço.

“Minha mãe já tinha me falado sobre como era bom o filme, mas eu não tinha assistido ainda, só visto trailer e alguns trechos na Internet. Eu gosto muito das comédias brasileiras, mas não tinha ideia que O Auto da Compadecida, que já tem quase 20 anos, é tão divertido assim”, comentou Emilly Vitória Batista, do 9º ano.

Para aproximar mais a sessão itinerante ao cenário das salas de cinema, 15 alunos do Plenus, que são sócios do Clube, levaram pipoca e refrigerante e fizeram questão de servir aos estudantes da Jacob Ferreira. “A iniciativa deles foi uma forma de interação mesmo, uma vez que no imaginário coletivo cinema e pipoca andam juntas”, finalizou Genivaldo.

CLAS Comunicação & Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome