CNM divulga barragens em risco em Pernambuco; Cabrobó, Terra Nova, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Parnamirim, Serrita e Petrolina estão na lista

23

A lista atualizada de barragens que apresentam alto risco de rompimento no Brasil será atualizada até a próxima sexta-feira pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Em Pernambuco, de um total de 477 reconhecidas pela Agência Nacional das Águas (ANA), 63 estão em perigo. Todas estão classificadas como de alto dano associado, ou seja, caso rompam, trarão alta destruição ambiental ou social.

Fiscalização
O Governo Federal vai priorizar a fiscalização de 3.386 barragens classificadas como em risco alto de rompimento. Todas as 63 pernambucanas citadas nesta matéria estão incluídas. No Diário Oficial da União de ontem, está determinada uma avaliação rígida das estruturas das barragens e a necessidade de remover instalações que coloquem pessoas em risco. Não há prazo definido de entrega do relatório da avaliação.

Lista das Barragens em Alto Risco de Pernambuco:

Jucazinho – Surubim/ Cumaru
Chapeu – Parnamirim
Saco II – Santa Maria da Boa Vista
Pirapama – Cabo de Santo Agostinho
Algodoes – Ouricuri
Bom Sucesso – Tuparetama
Prata – Bonito
Saco I – Serra Talhada
Rosário – Iguaraci
Pão de Açúcar – Pesqueira
Pedro Moura Jr. – Belo Jardim
Carpina – Lagoa do Carro
Poço Fundo – Santa Cruz do Capibaribe
Botafogo – Igarassu
Engenho Camacho – Ouricuri
Duas Unas – Jaboatao
Lagoa do Barro – Araripina
Custódia – Custódia
Cachoeira II – Serra Talhada
Brotas, Afogados da Ingazeira
Arcoverde, Pedra
Boa Vista – Salgueiro
Jazigo – Serra Talhada
Arrodeio – São José do Belmonte
Engenho Gercino Pontes – Caruaru
Cursaí – Paudalho
Pau Ferro – Quipapá
Mororó – Pedra
Mundau I – Garanhuns
Caiçara – Parnamirim
Utinga – Ipojuca
São José II – São Jose do Egito
Pedra Fina – Bom Jardim
Juá I – Cabrobó
Tiúma – Timbauba
Simão – Petrolina
Parnamirim – Parnamirim
Camará – Bodocó
Manoel Rodrigues, Cabrobó
Poço Grande – Serrita
Gurjão – Capoeiras
Almas – Petrolina
Araripina – Araripina
Juá II – Mirandiba
Chinelo – Carnaíba
Murici, Cabrobó
Cruzeiro, São Jose do Belmonte
Nilo Coelho – Terra Nova
Guilherme Azevedo – Caruaru
Jaime Nejaim – Caruaru
São Caetano – São Caetano
Bonito Grande – Bonito
Deserto – Petrolina
Serra dos Cavalos – Caruaru
Taquara – Caruaru
Vertente do Heráclito – Casinhas
Gatos – Lagoa dos Gatos
Barra Nova – Iati
Machado – Brejo da Madre de Deus
Barragem de terra Sitio Barriguda – Caetés
Duas Serras – Poção
Serro Azul – Palmares
Inhumas I – Palmeirina

23 COMENTÁRIOS

  1. A barragem de Jucazinho que fica na cidade de Surubim tem riscos de rompimento sim pois estive lá ano passado e tem muitas rachaduras no seu paredão , um risco enorme para as cidades que ficam na rota dessa barragem .
    Por enquanto não corre muito risco porque a sua capacidade não tem nem 5% mais se realmente ela alcançar a sua capacidade máxima só JESUS CRISTO para conter tamanha tragédia , fica o aviso para que as autoridades competentes tomem logo a iniciativa para recuperação de Jucazinho

  2. Por quae muitas dessas barragens que foram construidas há pouco tempo já estão prestes a cair? Foram feitas de que? Qiem é
    o culpado? A de Jucazinho(felizmrnte quase não tem água) se ruir, vai arrastar as cidades de Salgadinho, Carpina e a barragem de Carpina.e inundar Recife.

  3. No Brasil, onde empresas e governos formam um par “perfeito”, as coisas são feitas de qualquer forma, ainda mais aqui no Nordeste, onde eles acham que nunca vai chover mais que alguns poucos milímetros ao ano.

  4. Engraçado e que vc vai pro interior e ver os coitados carregando água sofrendo por falta de água. As Pessoas que trabalhar na compesa solta a água para o povo de 15 em 15 dia e olhe lá agora esses filhos da p. Tão falando que as baragem estão em risco agora. Vão fazer o que

  5. Pois é. E já que essa barragem encontra-se com a sua acapacidade de água em 5%, assim como muitas outras barragens aqui de Pernambuco encontram – se nessa mesma situação, acredito que esse seria o momento ideal para fazer os reparos e tentar sanar os problemas apresentados, antes mesmo que comece o inverno, visto que é o período em as barragens acabam aumentando o seu nível de água, bem como aumentando o risco de rompimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome