Com autoridades da área, Belém do São Francisco – PE, percorre Rota da Manga e outros pontos, fortalecendo sua inclusão no Mapa do Turismo

0

Na última quinta-feira, dia 30.05, data limite para o envio dos documentos dos municípios que desejam fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro, a Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e COMTUR – Conselho Municipal do Turismo, percorreu, ao lado de autoridades da área do turismo, o trecho por onde se instalará em breve, a Rota da Manga, que compreenderá, a AGRODAN, maior exportadora de Mangas do Brasil e o mais moderno Packing House, Escola Professora Olindina Roriz Dantas, que foi criada pela Agrodan Social, Roda D’água, Museu Zeca Roriz e o Ateliê Olindina Roriz Dantas.

Embora com previsão inicial para levar os turistas e autoridades até a Roda D’água, e ao Museu Zeca Roriz, ambos os locais acabaram sendo retirados da programação, se dando tal fato, pelo tempo que se encurtava a cada minuto. Como o complexo que compreende a Agrodan é bastante vasto, ficou impossível de se cumprir, num só dia, a programação, o que demonstra ser Belém do São Francisco, uma cidade pronta para ser desbravada, não sendo possível, conhece-la, apenas num um único dia.

A visita dos Prefeitos, Conselheiros, Secretários de Turismo, Membros da Instância de Governança Ilhas e Lagos e membros do COMTUR, teve a missão de fortalecer o turismo, tanto na região, quanto em Belém do São Francisco – PE. O evento contou com a presença do prefeito anfitrião, Licínio Antônio Lustosa Roriz, que não mede esforços visando articular o Município junto as instâncias superioras, contando ainda, com a Prefeita de Petrolândia, Janielma Ferreira e Prefeita de Jatobá, Gorete Varjão, e também, com os representantes dos prefeitos de Floresta, Carnaubeira da Penha e Itacuruba.

Muita emoção, foi o que não faltou durante a apresentação da Rota da Manga, em especial, quando as pequenas crianças flautistas da Escola Olindina Roriz Dantas, começaram a entoar suas canções através de seus instrumentos musicais. Notava-se na maioria dos olhares presentes, que os mesmos marejavam de tanta emoção.

Após o encontro na zona rural, os participantes, que foram recebidos pelo Diretor Geral, Dr. Paulo Dantas, se dirigiram a sede do município, onde puderam conhecer os antigos casarios e posteriormente a Orla Fluvial, onde degustaram alimentos e bebidas típicas da região. Assim, Belém do São Francisco fortalece suas ações em busca do reconhecimento para figurar no Mapa da Turismo Brasileiro, o que abrirá as portas do mesmo para o mundo, deixando-o em condição de igualdade em relação aos grandes municípios, podendo ficar apto inclusive, para pactuar recursos junto ao Ministério do Turismo.

De acordo com Charles Sá,  Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Belém, essa ação serviu para deixar bem claro, que temos muito espaço, tanto público quanto privado, sendo de suma importância, a união e o fortalecimento do turismo local, como um todo. Finaliza dizendo que não adianta implantar ações privadas e isoladas, sendo necessário, vendermos todos os produtos belemitas e não apenas um deles.

Fonte: Charles Sá – Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome