Como o poker treina o seu cérebro?

0

Pesquisas já comprovaram os muitos benefícios de jogar. Um desses benefícios é uma melhoria no desenvolvimento cognitivo dos jogadores. Alguns desses desenvolvimentos envolvem melhor memória, flexibilidade mental e tempo de reação.

A lista de jogos mentalmente benéficos é bastante extensa. De videogames a jogos de estratégia, existem alguns gêneros bem conhecidos. No entanto, um jogo que seria tão surpreendente quanto eficaz é o poker.

O efeito deste jogo na mente humana tem sido um tópico de discussão já há algum tempo. Após extensa pesquisa, provou ser uma forma de exercício mental. Este efeito tornou-se mais difundido através do iGaming, com muito mais jogadores envolvidos no jogo online. Uma prova disso é o crescimento que o jogo tem tido gracas ao excelente trabalho de operadores como a 888 Poker, onde encontra tudo o que precisa sobre poker.

Efeito do poker no desenvolvimento cognitivo

Os jogos mais exigentes mentalmente são aqueles que integram estratégia, memória e estado de alerta. Tudo isso é oferecido pelo jogo de poker.

A premissa de um jogo de poker envolve observar e compreender o comportamento do oponente. Eles são necessários para igualar um oponente e vencer o jogo. Não é novidade que tudo isso, combinado com outras características cognitivas, ajuda a melhorar mentalmente o jogador.

Descobriu-se que o poker é um dos desenvolvedores mais influentes do pensamento lógico. Talvez devido ao nível de alerta e consciência necessários para jogar. Ao dominar o poker, o jogador desenvolve a capacidade de manter o foco, independentemente das distrações.

Religação cerebral

De acordo com especialistas neurológicos, o poker cria novos caminhos neurológicos no cérebro. Essas vias estão em constante desenvolvimento, formando uma camada protetora chamada mielina.

Isso promove uma rápida transmissão de informações pelo cérebro. Como tal, os jogadores de poker podem envolver-se em processos complexos de forma muito mais eficaz.

Jogar poker pode ser comparado a envolver-se em processos de aprendizagem complexos. E assim como esses processos, o poker também ajuda a religar o cérebro. Não é novidade que os entusiastas do poker também desenvolvem habilidades de alta qualidade.

Algumas dessas habilidades incluem disciplina, paciência e concentração. Desenvolver competência nessas habilidades também é necessário para outros aspectos da vida.

Um jogo pode levar muito tempo para ser concluído e cada rodada individual pode levar até 15 ou 20 minutos – o que significa que você terá muitas informações para processar e, portanto, requer uma memória aguçada.

Para ser um bom jogador é preciso prestar muita atenção e lembrar de tudo o que acontece na mesa ao seu redor. Toda e qualquer informação é útil para você do início ao fim.

Mantendo uma mente ativa

O poker continua sendo um dos jogos mais jogados do mundo. No entanto, isso não elimina o quão complexo pode ser. Os jogadores combinam habilidade matemática, dedicação, pensamento criativo e prática para dominar o jogo.

É também um jogo de números e estatísticas, então as pessoas que jogam muitas vezes descobrem que se tornam mais proficientes com sua aritmética mental – o que certamente pode ajudar na vida cotidiana.

Como resultado, uma sessão de poker pode ser mentalmente exigente e envolve manter o foco por longos períodos. Os melhores jogadores de poker canalizam o pensamento abstrato e criativo na previsão dos oponentes.

O pensamento abstrato e criativo também é frequentemente necessário na mesa ao tentar descobrir quais mãos seus oponentes estão segurando – captar sinais sutis e linguagem corporal e levar essas informações em consideração na sua tomada de decisão na mesa faz parte do jogo. E é um ótimo e saudável exercício mental.

Quanto mais você joga e melhor você fica, mais você flexiona seu cérebro à medida que desenvolve mais conhecimento sobre o jogo e se torna cada vez mais focado, confiante e criativo.

Tudo isto faz do poker um exercício mental, melhorando a saúde mental do jogador com mais experiência.

Muitos jogadores gostam de rolar as fichas pelos dedos enquanto estão sentados à mesa e, embora esta seja uma forma de manter as mãos ocupadas enquanto os oponentes apostam, e talvez desviar um pouco a atenção do seu rosto, virar as fichas tem alguns benefícios de coordenação.

Se você conseguir rolar as fichas pelos dedos, estará treinando a coordenação olho-mão e também a destreza.

Controle emocional

Além da disciplina e do foco, um jogo de poker tem um aspecto emocional significativo. Os jogadores experimentam uma ampla gama de emoções durante um jogo. Isso inclui euforia, felicidade, ansiedade e até raiva.

Os jogadores prosperam prevendo seus oponentes por meio de emoções e expressões faciais. No mundo do poker ao vivo, essa estratégia é chamada de “poker face”. Como tal, ter sucesso como jogador de poker requer controle total das emoções.

Aqueles que têm prática em controlar as suas reações e sentimentos na mesa tornam-se alguns dos jogadores mais intimidadores e dominantes, uma vez que os seus adversários são incapazes de prever com segurança os seus movimentos – e isso muitas vezes pode significar a diferença entre eles pagarem ou desistirem do seu bluff.

Mantenha-se calmo e controlado e você os manterá em dúvida.

Ter um comando emocional sólido garante que as decisões do jogador não sejam influenciadas pelos sentimentos.

A capacidade de controlar todas as emoções também serve como exercício mental. Desenvolver o controle emocional ajuda os indivíduos em diferentes facetas da vida. Desenvolve o cérebro para tomar as melhores decisões sem considerar fatores emocionais.

O poker também ajuda os jogadores a se conhecerem, pois precisam lidar com suas emoções e controlar como reagem a determinadas situações. O autocontrole é muitas vezes o que diferencia os jogadores profissionais e amadores, pois são eles que controlam o desenrolar do jogo e não vice-versa.

Características sociais

Esteja você em um estabelecimento físico ou no seu favorito online, sem dúvida você estará interagindo, conversando e brincando com outros jogadores – afinal, interagir com seus oponentes para atrair seus interlocutores faz parte da emoção do jogo.

Jogar poker garante que você se conecte e interaja com pessoas que pensam como você, o que é incrivelmente saudável para o seu estado de espírito. Conversar à mesa funciona para desenvolver habilidades sociais e de comunicação e pode ser uma ótima maneira de aprender mais sobre o jogo.

Comunicar-se e se divertir com pessoas que compartilham interesses também pode diminuir os níveis de ansiedade e estresse.

Os casinos online geralmente têm comunidades prósperas e amigáveis ​​e podem ser um ótimo lugar para explorar o lado social do jogo e, ao interagir com seus oponentes, você pode até aprender algumas dicas e truques.

Benefícios médicos comprovados

O benefício médico mais difundido do poker tem sido o seu impacto na redução dos riscos da doença de Alzheimer. Esta doença neurodegenerativa pode ser adquirida geneticamente. Além disso, atualmente não existe tratamento reconhecível para esta doença.

No entanto, esportes cognitivos como o poker podem reduzir as chances desta doença. Isto está de acordo com um estudo realizado pelo Dr. Jeffrey Cummings. O neurologista revelou uma redução de 50% nos riscos de Alzheimer simplesmente jogando poker.

Outros estudos mostraram como os jogos de cartas são eficazes para a função mental dos idosos. Melhorar essas funções ajuda a limitar a possibilidade de Alzheimer.

Além dos exercícios mentais e da alimentação saudável, o aspecto social do poker também é uma medida preventiva eficaz. Através do poker, os jogadores interagem com outros e envolvem suas emoções.

Eles também controlam as decisões em determinadas situações, o que auxilia no combate à neurodegeneração.

Juntamente com a doença de Alzheimer, jogar poker também reduz as chances de outras doenças relacionadas ao cérebro, como a demência.

Pensamentos finais

O poker costuma ser visto como um jogo de sorte, mas, na verdade, é muito mais, é um jogo de habilidade. Jogar poker pode trazer vários benefícios mentais e de saúde. O jogo pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades de tomada de decisões, na matemática e no pensamento estratégico.

O poker também pode ajudar a melhorar suas habilidades de memória e raciocínio. Jogar poker também pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.

Pronto para um treino? Se você gostaria de fortalecer seu cérebro e obter alguns desses benefícios, por que não sentar em uma mesa de poker online e começar seu treino mental?

Adicione esses benefícios ao fato de que os jogadores ganham dinheiro real e você começará a entender por que ele é tão popular!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome