Conselho de Ética arquiva processo contra Bethlem

0

Fernando Ferro e Rodrigo Bethlem

Por nove votos a dois, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou na tarde desta terça-feira, 18, o processo por quebra de decoro parlamentar que corria contra o deputado Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ), que teve conversas gravadas nas quais afirma ter recebido propina.

O relator do caso, Paulo Freire (PR-SP), chegou a apresentar um parecer preliminar pedindo o prosseguimento das investigações, mas os deputados rejeitaram o texto aprovando o arquivamento proposto pelo deputado Fernando Ferro (PT-PE).

Em gravações feitas por sua ex-mulher Vanessa Felippe, o peemedebista diz que recebia comissões ilegais de ONGs contratadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, pasta que chefiou entre 2011 e 2012. Bethlem também confessa nas gravações, segundo representação movida pelo PSOL, ter uma conta secreta na Suíça.

No parecer que foi aprovado, Fernando Ferro (PT-PE) diz que Bethlem enviou documentos ao colegiado nos quais Vanessa declara apresentar “grave quadro psiquiátrico” e indica ter “fantasiado” situações “inverídicas” envolvendo seu ex-marido.

Fernando Ferro (PT-PE) alega ainda que, no material enviado, a ex-mulher do peemedebista diz ter reunido e entregue à imprensa “documentos descontextualizados e inverídicos” com o objetivo de prejudicá-lo. Além do mais, segue o petista pernambucano, Bethlem não possui em seu passaporte anotação que aponte sua entrada na Suíça.

“Diante desses elementos, entendo que a presente representação é carecedora de provas e não apresenta justa causa para ensejar o prosseguimento do feito”, afirma Fernando Ferro (PT-PE). “Uma conversa de divórcio feita por um casal não pode ser a única prova para ensejar uma representação por falta de decoro”.

Por último, Fernando Ferro (PT-PE) pontua que os parlamentares são “pessoas públicas” e por isso tornam-se “verdadeiros ‘alvos’ dos meios de comunicação”. Após a revelação das denúncias, o Bethlem desistiu de se candidatar a um novo mandato de deputado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome