Consulta pública acontece em Cabrobó para criação de Unidade de Conservação em Pernambuco

0

Cabrobó recebe hoje a segunda conferência sobre a criação da Unidade de Conservação (UC) Serras Caatingueiras. O estabelecimento da unidade visa proteger 21,6 mil hectares do Bioma Caatinga entre os municípios de Cabrobó e Salgueiro.

O Governo de Pernambuco pretende transformar em unidade de conservação o perímetro que envolve as serras do Livramento, da Bandeira, das Letras, do Pau Ferro e do Monte Santo. A região está inserida numa lista de 13 áreas prioritárias para criação de UC´s na Caatinga, identificadas em 2011 pela antiga Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA), com ajuda do Ministério do Meio Ambiente.

Desde 2014 os estudos realizados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em virtude do Programa Básico 23 – PBA 23 do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), por meio do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) e o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), começaram a ser trabalhados em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Prefeituras de Cabrobó e Salgueiro.

Segundo os estudos, foram identificadas na região 423 espécies vegetais, 39 espécies de mamíferos, 202 espécies de aves e 42 variedades de borboletas. Além disso, a área abriga os sítios arqueológicos da Serra das Letras, com destaque para a arte rupestre da tradição Itacoatiara.

Além dessas instituições, também estão envolvidos diversos atores com atuação na área como INCRA, IPA, COMPESA, sindicatos, associações e população local, resultando na presente proposta de criação de Unidade de Conservação (UC). A UC destina-se à proteção de um Complexo de Serras que ainda abriga importantes representantes da flora e da fauna do Bioma Caatinga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome