CPRH faz doação de carga irregular de madeira à Casa de Acolhimento para Dependentes Químicos de Araripina

0

A carreata que transportava a madeira foi retina pela PRF, no distrito de Cruzeiro do Nordeste, em Sertânia. Avaliada em mais R$ 15 mil, a carga saiu do estado do Pará e seria entregue em Cajazeiras, na Paraíba.

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) fez a doação de 34 m³ de madeira serrada, de várias espécies, ao Projeto Casa de Acolhimento para Dependentes Químicos, coordenado pela Paroquia de Nossa Senhora da Conceição de Araripina, no Sertão do Araripe.  A madeira foi apreendida por desvio de rota, no distrito de Cruzeiro do Nordeste, no município de Sertânia, Sertão do Moxotó.

A carga, avaliada em mais de R$ 15 mil, saiu do município Anapu, do estado do Pará, com destino ao município de Cajazeiras, na Paraíba, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que constatou o desvio de rota do veículo que transportava a carga. O motorista fazia uma rota diversa daquela que o levaria de modo mais rápido e econômico até o destino informado na documentação.

De acordo com Boletim de Ocorrência (BO), da PRF, diante da suspeita do desvio de rota da carga, situação prevista em norma e que invalida a Guia Florestal, veículo e carga foram retidos e ficaram à disposição da CPRH, que na última quarta-feira (10/11), emitiu o auto- de-infração e apreensão da madeira, baseada na Lei de Crimes Ambientais.

A chefe do Setor de Fiscalização Florestal da CPRH, Elba Borges, explica que a Agência é o órgão estadual competente para exercer essa fiscalização. Mas, o apoio e a integração da PRF com a CPRH tem sido fundamental nas operações de combate ao transporte ilegal de madeiras.  Ela lembra que a produção, venda, transporte e aquisição da madeira devem seguir os ritos legais previstos na Legislação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome