Deputados de Pernambuco repudiam declaração de Bolsonaro por apologia ao turismo sexual

0

A declaração de Jair Bolsonaro, em um evento com a imprensa, de que o Brasil não pode ser um país do turismo gay, mas que os turistas são bem-vindos caso queiram fazer sexo com uma mulher, repercutiu na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa, nessa terça. A afirmação, feita na última quinta, 25 de abril, foi repudiada. A deputada Simone Santana, do PSB, disse que a fala de Bolsonaro é inconsequente, homofóbica e sexista, além de fazer apologia ao turismo sexual. “Informações divulgadas pelo Ministério do Turismo do mês passado apontam mais de 80 mil denúncias de crimes cometidos contra menores de idade, por ano. Essas denúncias englobam crimes de violação de direitos humanos, inclusive exploração sexual. Esse é o tipo de prática que a declaração do presidente reforça.”

O deputado Diogo Moraes, do PSB, também se manifestou sobre o assunto. Ele levou ao Plenário dados publicados em janeiro pela revista britânica The Economist, que colocam o Brasil no 11º lugar no ranking da exploração sexual contra crianças e adolescentes. “O discurso do presidente distancia de maneira repugnante as boas iniciativas do turismo do nosso país ao falar do turismo sexual que tem mulheres e meninas como meros objetos de entretenimento masculino. Ele ignora que o país tem uma imensa diversidade cultural e um grande potencial turístico.”

Os parlamentares ainda parabenizaram a Secretaria de Turismo de Pernambuco, além de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil, que se posicionaram contra a fala de Bolsonaro.  

A deputada Roberta Arraes do PP, pediu a conclusão da chamada Estrada da Integração, que conecta municípios do Sertão do Araripe. Segundo a deputada, o projeto gera desenvolvimento para a região, com o escoamento da produção agrícola e pecuária.  

A solicitação apresentada pela Compesa para o aumento do valor da tarifa motivou pronunciamento de Priscila Krause, do Democratas. A deputada explicou que uma das variáveis para o pedido de reajuste é a inadimplência. Priscila acrescentou que o maior devedor da Compesa é o Governo do Estado. “Os prédios da administração pública, hoje, devem mais de 40 milhões de reais em contas atrasadas. Se esse aumento, de 17,66%, for aprovado, vai estar embutido o repasse para o consumidor geral, a inadimplência do Governo do Estado. Quantas vezes cada cidadão pernambucano vai pagar pelo péssimo serviço da Compesa?”  

Antonio Moraes, do PP, prestou homenagem aos médicos fundadores da residência em Pneumologia nos hospitais das Clínicas, Otávio de Freitas e Oswaldo Cruz, todos no Recife. Ele enfatizou a importância do serviço para a população e comemorou o reconhecimento nacional e internacional que Pernambuco tem nessa área.  

Tony Geldo MDB, repercutiu artigo do senador pernambucano Jarbas Vasconcelos, publicado nessa terça no Jornal do Commercio, sobre a importância da Ferrovia Transnordestina. Tony Gel espera que o Consórcio Nordeste consiga viabilizar o projeto. “Não dá para manter uma obra como da Transnordestina paralisada, assim como também a transposição do São Francisco. São duas grandes obras estruturadoras do Nordeste, de interligação. E mais do que nunca, os governadores do Nordeste estão na posição correta.”

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alepe vai realizar uma audiência pública para tratar dos problemas de abastecimento da farmácia pública de Pernambuco. O anúncio foi feito por Clarissa Tércio, do PSC, que afirmou que 60% dos remédios não estão disponíveis para a população. O debate está marcado para o dia 15 de maio.

A PEC que aumenta para 0,8% o percentual da Receita Corrente Líquida de Pernambuco destinado às emendas parlamentares foi abordada pelo deputado Alvaro Porto, do PTB. Ele acusou o Governo do Estado de tentar descaracterizar a proposta. “A estratégia de escalonar o aumento proposto, e adiar para 2023 o que propõe a PEC, é uma afronta ao poder de decisão dos eleitos para representar o povo no Parlamento. Dizer sim às táticas patrocinadas pelo Palácio para desfigurar a PEC é admitir menos autonomia para Assembleia.”

As mobilizações promovidas por sindicatos e entidades da sociedade civil para o Dia do Trabalho foram repercutidas por João Paulo, do PCdoB. Ele convidou todos para a manifestação contra a reforma da Previdência, que vai ser nesta quarta, a partir de nove horas da manhã, na praça do Derby, área central do Recife.

Diogo Moraes do PSB, convidou os colegas para o Festival do Jeans, em Toritama, no Agreste Setentrional. O evento, que está na décima oitava edição, acontece entre os dia 2 e 4 de maio, no Parque das Feiras, no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome