Diferença entre o PT da Bahia e o PT de Pernambuco; PT da Bahia tem líder e o PT de Pernambuco tem dono

0

O PT da Bahia vem governando o estado nordestino desde que venceu as eleições de 2006 com seu principal líder que é o hoje Senador da República, Jaques Wagner, no mesmo ano o PT de Pernambuco perdia as eleições com seu único dono que é o também Senador da República, Humberto Costa. O líder baiano fez uma grande administração e por conta disso elegeu seu sucessor em 2014, sua liderança teve continuidade pois Jaques foi eleito senador em 2018 e ajudando na reeleição do governador Rui Costa.

Já em Pernambuco não foi assim e a cada nova eleição o PT vem encolhendo graças à intervenção do dono, o partido administrava a capital desde a vitória de João Paulo em 2000. João fez uma ótima administração sendo reeleito em 2004, ainda conseguiu eleger João da Costa como sendo seu sucessor. Poderia ter dado sequência em 2012 com a possibilidade de reeleição de João, aí entra o dono em cena e resolve que o próprio será o candidato. Foi o suficiente para Eduardo apresentar um desconhecido, com isso o ungido de Campos vence o dono do PT.

Em relação às eleições estaduais em Pernambuco, o dono do PT queria ser governador. Em 2006 veio a maior rejeição da história política ao nome de um candidato, ex-ministro de Lula e com grande aliança por conta do presidente foi rejeitado nas urnas e perdeu a vaga do segundo turno para um então nanico Eduardo Campos. Como prêmio de consolação e para manter o bom relacionamento com o presidente Lula, o então governador Eduardo Campos o nomeia Secretário das Cidades e em 2010 o elege Senador. O dono do PT de Pernambuco só foi reeleito Senador, graças à aliança com o PSB de Paulo Câmara.

Em 2018 a liderança do PT baiano manteve a aliança construída desde a primeira eleição de Wagner em 2006, enquanto o PT de Pernambuco foi contra a vontade da maioria e prevaleceu o desejo do dono. Marília foi rifada como candidata ao Governo, já o dono foi mais uma vez beneficiado pela sombra do PSB. Em 2022 a liderança do PT da Bahia fez com que prevalecesse o bom relacionamento entre aliados, para tanto o governador Rui Costa abriu mão de disputar uma vaga no senado. Já em Pernambuco o dono não abriu mão de manter seu controle, rifou Marília para o Governo e para o Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome