Durante seminário, Seagri e SDR discutem potencial de implantação de polo fruticultor em Ribeira do Pombal

0

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da fruticultura em Ribeira do Pombal, as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) realizaram, na última sexta-feira (22), um seminário que reuniu diversos agentes da cadeia produtiva local.

O evento, sediado na Câmara Municipal de Vereadores, contou com a participação de gestores municipais de agricultura, técnicos, produtores, cooperativas da agricultura familiar, associações, entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e agricultores familiares.

Durante a programação, técnicos das secretarias apresentaram palestras sobre o potencial produtivo da região, com foco em técnicas de irrigação e nas perspectivas para o cultivo de manga e limão, além de acesso a crédito, assistência técnica, capacitação e infraestrutura básica.

Representando o Secretário Estadual da Agricultura, Walisson Torres, Luiz Rezende, Chefe de Gabinete da pasta, expressou entusiasmo com o potencial de Ribeira do Pombal para a fruticultura, destacando a importância da diversificação econômica, geração de empregos e promoção do desenvolvimento sustentável na área. Ele enfatizou o compromisso do Governo do Estado em apoiar e orientar os produtores nesse processo, maximizando as oportunidades oferecidas pela atividade frutícola.

“Essa iniciativa é um passo importante para diversificar a economia local, gerar empregos e promover o desenvolvimento sustentável. O Governo do Estado, através da Seagri, está comprometido em apoiar e orientar os produtores nesse processo, garantindo que possamos aproveitar ao máximo as oportunidades que essa atividade oferece”, pontuou, Rezende.

Um dos proponentes do encontro, o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, avaliou positivamente a iniciativa. “Que a gente possa replicar momentos como esse, de debate e conhecimento, a várias regiões do Estado. Ao lado de gestores, técnicos municipais, cooperativas, associações e agricultores familiares, discutimos o papel crucial do governo estadual e municipal no desenvolvimento da fruticultura, técnicas de manejo e irrigação, além de perspectivas futuras e tendências de policulturas na Bahia, garantindo acesso a crédito e muito mais”.

Assis Pinheiro, engenheiro agrônomo da Seagri, reiterou o compromisso da instituição em apoiar iniciativas que impulsionem o desenvolvimento sustentável do setor agrícola em Ribeira do Pombal, enfatizando a importância da informação técnica e da colaboração com os produtores e demais entidades envolvidas. “Essa discussão busca explorar oportunidades de crescimento e diversificação da agricultura local, bem como fomentar a geração de emprego e renda para a comunidade”, pontuou Assis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome