Em Belém do São Francisco – PE, baluartes da Justiça e da retidão, relegados ao abandono.

0

2015-09-03 10.18.48 2015-09-03 11.46.31 2015-09-03 09.05.37

O que se achava ser inicialmente apenas o abandono do Conselho Tutelar, acabou por contagiar os demais órgãos do SGD – Sistema de Garantias de Direitos da Cidade de Belém do São Francisco – PE, deixando órfãos centenas de pessoas que buscam o Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia Civil e Ministério Público do Estado de Pernambuco. A triste sina, se iniciou há cerca de 40 dias, quando o Conselheiro Tutelar Charles Sá, utilizando de redes sociais, deu os primeiros gritos e informes de abandono por parte do órgão, que em tese, deveria ser o responsável pela defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Ele frisava na ocasião, que o veículo teria sido retirado de forma brusca e irresponsável, não havendo no CT outros bens indispensáveis ao bom funcionamento, como telefone e impressora multifuncional. O que se seguiu, ao invés de melhoria, foi o tombamento de outros dois órgãos que são os responsáveis diretos pela articulação da segurança pública. Após a caótica situação anteriormente descrita, se deu a transferência do Representante do Ministério Público, sabendo-se apenas, que o Governo do Estado de Pernambuco, já nomeou o sucessor, que ainda não chegou a cidade para assumir as funções. Posteriormente, veio ao chão, o teto e o emadeiramento da Delegacia de Polícia Civil, prédio bastante antigo, que foi duramente castigado pelos cupins, tendo que agradecer a Deus, por não desabar nos policiais, conselheiros e população em geral.

Certo mesmo é que para aqueles que almejam se instalar no ramo da criminalidade e da clandestinidade, Belém passou a ser visto como a cidade ideal. Vários são os motoqueiros suspeitos, que circulam pelas madrugadas em suas possantes motos, sem temerem represálias por parte do Poder Público. Mas afinal, serem incomodados por quem?

A pior situação recae sobre o Conselho Tutelar, que apenas realiza os registros, mas não oferece qualquer medida protetiva, deixando órfãos, os infantes da outrora pacata Belém. O colegiado ainda diz agradecer a presteza e consideração do Delegado de Polícia Civil, Dr. Roberto Fonseca, que, embora com tantas dificuldades, tem conseguido abraçar as causas do CT belemita, mostrando que tem um compromisso com a cidade. Dizem inclusive que se forem esperar pela Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco – PE, estarão fadados ao esquecimento. E as coisas podem piorar de vez: comenta-se em bocas miudas, que em breve, Belém do São Francisco poderá perder conquistas sociais importantes.

Com relação a Delegacia de Polícia Civil, os serviços já estão em andamento e em breve a mesma voltará a funcionar. Sobre o MPPE, não se sabe quando haverá Promotor Público, uma vez que não há informes a respeito.

Por: Charles Sá

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome