Em Belém do São Francisco – PE, mais uma ação por firmamento histórico, artístico, turístico e cultural, com visita dos Conselheiros Estaduais do CEPPC e CEPE

0

Comunicação Prefeitura Municipal

Já sendo uma prática constante no dia a dia dos belemitas, que buscam espaço no turismo e na cultura, chegou na tarde de ontem, 25.09, nesta cidade do Sertão Pernambucano, uma equipe composta por 04 membros do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural e do Conselho Estadual de Políticas Culturais, que vieram com o intuito acessar documentos pertencentes a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, primeira igreja de Belém do São Francisco e hoje com 180 anos de história.

De início, a equipe se encontrou com o Secretário de Turismo Charles Araújo Sá e Dona Tereza, que muito bem, cuida do símbolo religioso, tendo os levado até o símbolo de religiosidade e fé, objeto do processo de tombamento, onde se deram algumas ações no sentido de promover os registros fotográficos e documentais. Posteriormente, a equipe se dirigiu até a Biblioteca Pública Municipal, onde se reuniu o ilustre professor Marlindo Pires Leite, que é um grande conhecedor da história e dos fatos belemitas e que passou a narrar diversos acontecimentos locais. Na ocasião, representando o Prefeito Professor Licínio e o COMTUR, esteve o Secretário de Turismo local.

A equipe responsável pelo processo de tombamento do bem religioso, foi composta pelos honrados Conselheiros Estaduais, Joana D’Árc Ribeiro, Anildomá Willian, Cleonice Maria, além do assessor de Comunicação, José Antônio. De acordo com eles, as documentações entregues pela gestão municipal, serão um marco importante para que o processo possa, em breve, ser finalizado, tendo enorme chance de sua aprovação pelos Conselheiros Estaduais e pelas autoridades das áreas de Preservação História, Memória, Patrimônios, Religiosos, Políticas Culturais, Arqueologia, Museologia, Costumes, dentre outras. Já adiantaram inclusive, que os representantes belemitas serão convidados a participarem da reunião que definirá os rumos do processo de tombamento da secular igreja.

Desde o início do mandato, o Prefeito Professor Licínio tem determinado ações com o objetivo de estimular e fortalecer a rica história, arte e cultura da terra, que também dispõe de outros acervos bastante conhecidos, como por exemplo, os Primeiros Bonecos Gigantes do Brasil e os antigos casarões que são vistos pela cidade, sendo também, visitados pela esquipe de Conselheiros Estaduais e que podem também, participarem de outros processos de reconhecimento pelo Estado de Pernambuco. Outra grande entusiasta desse trabalho, é a Primeira Dama, Regina Célia, sendo ela, grande conhecedora da área e se dedicando para que esses bens sejam reconhecidos e tombados, embora não tenha a mesma, qualquer cargo na esfera administrativa do Município.

E assim, de “grão em grão”, o Município de Belém do São Francisco, continua buscando mais espaços e divulgando sua marca de Cidade rica em história, arte, cultura e belezas naturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome