Erro de dados de pesquisas pode influenciar no resultado de uma eleição?

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A recente revelação do Ibope de que os dados da segunda rodada da pesquisa de intenção de votos para um eventual segundo turno para governador de Pernambuco estariam errados, deixa os candidatos e coordenadores de campanhas em alerta e os eleitores com duvidas. Não é de hoje que muitos eleitores votam ou opinam sobre eleição levando em consideração o desenvolvimento dos candidatos nas pesquisas eleitorais, por isso é possível que o resultado da pesquisa em questão, ou seja, do dia 5 de setembro tenha influenciado o eleitor que foi ouvido pelos entrevistadores para a última pesquisa divulgada no dia 17.

Vários veículos de comunicação do estado e do Brasil noticiaram que o Instituto de Pesquisas Ibope teria informado na ultima terça-feira (18), que os dados da segunda rodada da pesquisa de intenções de votos para um eventual segundo turno no estado de Pernambuco estavam errados. Para muitos com quem conversamos a revelação foi uma surpresa, para outros é preciso que se faça uma reflexão mais aprofundada sobre as pesquisas. Outros disseram que se trata de fato isolado e que tal revelação não compromete o processo eleitoral.

O equívoco  em questão é referente ao candidato do PSB e atual governador Paulo Câmara e foi de 14 pontos percentuais, antes da correção o candidato teria 55% das intenções de voto para segundo turno, após a pesquisa ter sido corrigida o mesmo manteve os 41%. Com a correção, o candidato do PTB Armando Monteiro subiu quatro pontos, antes ele aparecia com 33% e agora vai para 37%. com isso os candidatos ficam tecnicamente empatados, levando em consideração que a margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

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