Especialista em layoutização e fidelização de ponto de vendas faz palestra em Petrolina

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Estratégias como inovar e maximizar os ambientes internos dos pontos de vendas (PDV) podem atrair e fidelizar clientes aumentando em 40% as vendas. De acordo com estudos do Point of Purchase Advertising International (POPAI), 76% das decisões de compra são tomadas na loja e detalhes como fachada, layout, sinalização e iluminação, contam muito num universo em que as compras por impulso chegam a 200% a mais que o previsto.

As revelações acima foram feitas pela especialista em varejo e gerente de Marketing da Cadan Distribuição, Sheila Silvestre, durante o Seminário Organize seu Mercadinho e Fidelize o seu Cliente, realizado em Petrolina pelo Sebrae no último dia 19. Ressaltando a importância da comunicação correta com o consumidor, a especialista lembrou ao grupo de empresários do segmento, que não importa o tamanho da loja quando se quer encantar a clientela.

“Em primeiro lugar é muito mais barato reter um cliente do que conquistar um novo, um cliente satisfeito costuma indicar e recomendar os produtos e serviços para outras pessoas. E uma das ferramentas para otimizar o desempenho no PDV é certamente a layoutização que resulta na venda e fidelização”.

Depois de avaliar os pontos positivos e negativos de uma loja, Sheila Silvestre citou ações inovadoras e “cases de sucesso” de vários supermercados nordestinos, a exemplo do mercadinho Pais e Netos, que fica no bairro do Ibura, em Recife – PE. “Depois de três anos registrando perdas, o proprietário João Gomes Ferreira resolveu sair da zona de conforto e buscou consultorias, parcerias e cursos, inovando em ações de vendas no mercado e implementando mudanças positivas no layout da loja. O resultado veio na ampliação dos negócios, saída do vermelho e hoje passa pela crise econômica do país com crescimento e projetos futuros”, acrescentou a gerente de Marketing da Cadan Distribuição.

E lembrando a relação da identidade visual com os sentidos humanos, Sheila Silvestre disse ainda que com criatividade e boa vontade os varejistas podem elaborar um bom projeto de layoutização.

“Cuidados, a exemplo da distribuição do espaço, iluminação e cores adequadas podem trazer conforto e atender o perfil do público alvo. O papel do Merchandising no ponto de venda tem importância na aceleração de venda dos produtos e reposicionamento das marcas. As vitrines devem induzir o público a entrar na loja e precisam ser renovadas a cada semana. O marketing sonoro e até o cheiro também entram na lista de preocupações de quem quer definitivamente layoutizar suas empresas e fidelizar clientes”, concluiu Sheila Silvestre, colocando à disposição do segmento dos donos de supermercados de Petrolina e região a parceria da Cadan Distribuição no desenvolvimento de ações de marketing e vendas.

CLAS Comunicação & Marketing

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