Estratégias de marketing para médicos: impulsione e cresça sua clínica médica

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Saiba o que é marketing médico, qual sua importância e como fazer

O mercado de serviços está atualmente cada vez mais competitivo, e a área médica não fica de fora dessa dinâmica acelerada e complexa.

No segmento médico, é importante que os profissionais saibam da importância de realizar planejamentos e estratégias para alavancar seus negócios.

O marketing médico é uma das principais frentes de ação para impulsionar uma empresa do ramo.

Marketing médico

O marketing médico consiste em diferentes atividades que uma empresa do setor médico realiza para entregar valor para o mercado, atrair e fidelizar clientes e desenvolver sua identidade, isto é, ser reconhecida no mercado.

Para desenvolver o marketing médico, são acionadas diferentes áreas de atuação, como publicidade, estratégias de redes sociais e presença da clínica, por exemplo, em diferentes canais.

Por se tratar de uma vertical de mercado sensível e regulamentada, uma empresa desse setor precisa, além de seguir boas práticas de marketing e playbooks de mercado, pensar em estratégias responsáveis. Por exemplo, ao criar anúncios, é importante seguir as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Como fazer marketing médico?

Entre as principais estratégias do marketing para médicos, estão as frentes de atendimento, divulgação e preço.

  • Atendimento: ações de recepção de pacientes e interessados no serviço. É importante que, desde o primeiro contato da pessoa com a clínica, haja experiências positivas. Vale investir em marketing sensorial (explorar sentidos como audição e visão, por exemplo, com um espaço arrumado e com bom ambiente) e padronização dos profissionais de atendimento.

  • Divulgação: a clínica deve ser um negócio reconhecido dentro do mercado onde atua. Para isso, precisa ter uma identidade, com visual próprio e proposta de negócio. Depois, precisa estar presente em diferentes canais falando sobre seus serviços, alcançando leads e clientes.

  • Preço: uma estratégia de precificação é fundamental para garantir que as pessoas queiram contratar um serviço. É importante conhecer seu público para determinar a tabela de preços; além dele, é necessário considerar os custos empresariais, como a emissão de nota fiscal, por exemplo, que exige a consulta da tabela CFOP para saber das tributações legais listadas na tabela CFOP.

Para colocar em ação essas frentes, algumas dicas são fundamentais:

  1. Defina seu público-alvo.

  2. Crie sua identidade visual.

  3. Construa um site.

  4. Crie perfis nas redes sociais.

  5. Faça produção de conteúdo de qualidade nos canais da empresa.

  6. Defina metas de negócio para serem alcançadas.

Vantagens de investir no marketing médico

Em 2021, no Brasil, o setor de cuidados com a saúde movimentou mais de R$ 300 bilhões, o que mostra que estar bem posicionado nesse mercado pode trazer bons resultados.

Ter um bom marketing médico possibilita:

  1. Atrair pacientes

Estar presente em canais como redes sociais e também anúncios na internet vai fazer mais pessoas serem impactadas pelo seu negócio, atraindo-as ao seu serviço.

  1. Garantir a fidelização

Quem já é cliente vai ter maior percepção de valor do negócio, sendo incentivado a continuar utilizando os serviços e estabelecendo um relacionamento.

  1. Aumentar seus resultados

Mais clientes, mais receita e até mais lucros. Investir em marketing traz resultados  expressivos no negócio como um todo.

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