Estudantes indígenas e quilombolas podem concorrer à Bolsa Permanência até final de junho

0

Estão abertas, até o dia 30 de junho de 2023, as inscrições para o Programa Bolsa Permanência (PBP), destinado a estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação nas instituições federais de ensino superior, a exemplo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). A bolsa permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para a permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Concedido pelo Ministério da Educação (MEC), o benefício é acumulável com outras modalidades de bolsas acadêmicas e com auxílios para moradia, transporte, alimentação e creche. Para se inscrever, a(o) candidata(o) deve acessar o sítio eletrônico sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso e, na sequência, preencher as informações solicitadas. São exigidos o termo de compromisso do discente preenchido e assinado; autodeclaração do candidato conforme modelo preestabelecido; declaração da sua respectiva comunidade sobre a sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas; e, finalmente, um comprovante de que a(o) candidata(o) reside em comunidade indígena ou quilombola – o qual, consoante o caso, poderá ser substituído por uma declaração de residência emitida pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) ou pela Fundação Cultural Palmares.

Toda a documentação exigida deverá ser digitalizada e anexada no sistema no momento dos cadastros, sendo que cada estudante é responsável pela sua inscrição. Em caso de dúvidas, os estudantes poderão comparecer às Coordenações de Políticas de Assistência Estudantil dos seus respectivos campi para obter mais orientações a respeito do programa.

Consulte nesta página os modelos de documentos exigidos e outras informações sobre o PBP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome