Falta d´água na zona rural de Caruaru preocupa deputados

0

Um apelo à Compesa em busca de uma saída técnica para a falta d´água na zona rural de Caruaru, no Agreste Central, marcou diversos pronunciamentos na reunião plenária da Assembleia Legislativa dessa segunda. O deputado Tony Gel, do MDB, questionou a adoção de carros-pipa como alternativa para o município, que desde o início de agosto enfrenta ampliação do rodízio e corte do fornecimento nas localidades rurais. “Mas não podemos em hipótese alguma deixar os nossos irmãos da zona rural de Caruaru desprovidos do precioso líquido. Só uma dona de casa, um pai de família, sabem o sacrifício que é não ter água em casa para o dia a dia. Para cozinhar, para tomar banho, para lavar roupas. E, um carro-pipa, por 300 reais, não tem família naquela zona rural, que depende do Bolsa Família, que depende de salário, que consiga pagar.”

José Queiroz, do PDT, lembrou que a zona rural de Caruaru possui cerca de 65 mil habitantes, população superior a de alguns municípios pernambucanos. O parlamentar disse que espera uma solução rápida por parte da Compesa. “Nos traz a preocupação de providências, porque hoje nós temos Caruaru como uma fonte produtiva de hortifrutigranjeiros, além de áreas já contempladas no segundo distrito com a Sulanca.” 

A comemoração dos 40 anos da Lei da Anistia, na próxima quarta, motivou pronunciamento de João Paulo, do PCdoB. O deputado lamentou o momento político atual do país que, na avaliação do comunista, vive um retrocesso no âmbito dos direitos humanos. “Ainda não demos o devido destino histórico para os responsáveis pelos crimes repugnantes da tortura, ao contrário de países que também penaram em ditaduras, no mesmo período, como a Argentina e o Chile, cujos torturadores foram punidos. O Brasil até hoje só processou o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. Jair Bolsonaro tem como ícone o coronel Ustra, que torturou e matou muitos.” 

Nessa segunda, a Alepe promove Reunião Solene para  celebrar os 40 anos da Lei de Anistia e realizar a entrega de certidões de óbito retificadas de presos políticos no período da Ditadura.

O deputado Romero Albuquerque, do PP, denunciou o descumprimento da lei estadual que proíbe a permanência de animais silvestres, selvagens ou exóticos em praças, parques ou espaços urbanos. O parlamentar chamou a atenção para os animais em confinamento no Parque Treze de Maio, localizado no bairro da Boa Vista, no Recife. “Ela foi sancionada em 2012, e até agora, nenhuma providência foi tomada. Eu dei entrada em um pedido de Informação ao governador do Estado, Paulo Câmara, pelo descumprimento da lei, e uma indicação também ao governador e ao prefeito Geraldo Julio, fazendo um apelo para a retirada desse mini-zoológico do parque.” 

A atuação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do Democratas, recebeu elogios em Plenário. Antonio Moraes, do PP, afirmou que Maia tem contornado crises geradas pelo presidente Jair Bolsonaro. O presidente da Câmara anunciou agenda na Europa com a intenção de mostrar o compromisso do Brasil com a preservação do meio ambiente.  

Nessa segunda, Doriel Barros, do PT, registrou o congresso promovido no último sábado em Carpina, na Mata Norte, pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco, a Fetaepe. Ele destacou o papel da entidade na busca por melhores condições de trabalho e salários para os trabalhadores da cana-de-açúcar.  

Os 55 anos de existência dos Alcoólicos Anônimos em Pernambuco pautaram discurso do Pastor Cleiton Collins, do PP. O deputado afirmou que a associação realiza um belo e exitoso trabalho no apoio aos dependentes dessa droga legal que, na opinião do parlamentar, tem o consumo estimulado pela mídia.  

Os 61 anos de criação do distrito de Pão de Açúcar, pertencente a Taquaritinga do Norte, Agreste pernambucano, repercutiram em Plenário. Diogo Moraes, do PSB, lembrou que a localidade é conhecida como “capital da camisaria”, pela atuação destacada nesse ramo de confecção.

Fonte: Radio Alepe

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome