Famílias residentes às margens do Riacho do Pontal denunciam má qualidade da água para consumo humano

0

Desde o ano de 2022, uma grave situação ambiental vem afetando um trecho do Riacho do Pontal, entre a Barragem da Amargosa e a Comunidade Indígena Aldeia Coelho Atikum Jurema, localizadas em Petrolina. O problema está relacionado às chuvas que caem principalmente no Projeto Maria Tereza e no Projeto Pontal Sul, que direcionam suas águas pluviais para o Riacho do Pontal.

Os moradores locais, que tradicionalmente utilizavam as águas do riacho para diversas atividades, como cultivo de lavouras, consumo humano e higiene pessoal, agora enfrentam uma grave crise. A contaminação do Riacho do Pontal por esgoto pluvial tem impactado diretamente a qualidade da água e a saúde das comunidades ribeirinhas.

Confira o relato de uma moradora:

Desde o ano 2022, que estamos sendo impactados por esse desastre ambiental em um trecho do Riacho do Pontal, mais precisamente entre a Barragem da Amargosa e a Comunidade Indígena (Aldeia Coelho Atikum Jurema).

Isso está acontecendo por conta das chuvas que caíram em grande parte no Projeto Maria Tereza e em todo o Projeto Pontal Sul, que já está em atividade agrícola. Todos os destinos dessas águas pluviais das regiões citadas, é o Riacho do Pontal.

Vale salientar que; antes do Projeto Maria Tereza e Projeto Pontal, nós já existíamos às margens do Riacho do Pontal, cultivando as nossas lavouras de subsistência, bebendo daquela água, lavando roupas naquele riacho, tomando banho com a água naquele riacho e nossos animais bebendo água nas margens do Riacho do Pontal.

A CODEVASF não pensou na gente, Isso é muito grave! O trecho da Barragem de Amargosa ao Sítio Coelho no Riacho do Pontal esta sendo usado como esgoto pluvial! Precisamos de uma solução para esse problema, urgente!

São 08 barragens sucessivas que estão inseridas no sistema Riacho do Pontal: Amargosa; Poço da Serra; Jatobá; Mandim; Comprida; Poço do Canto; Gavião e Lagoa da Pedra.

Fizemos análises da água de três delas: Mandim, Comprida e Poço do Canto. Todas as barragens estão impactadas pelas águas pluviais dos Projetos Pontal Sul e grande parte do Projeto Maria Tereza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome