Francisco José é atração da abertura do III Festival do Livro do Litoral Sul

0

O jornalista autografa o seu livro, “40 Anos no Ar”, no evento literário que começa nesta terça (8) e segue até o sábado (12), no Clube Municipal do Ipojuca

Um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, o repórter Francisco José é presença confirmada no III Festival do Livro do Litoral Sul, que tem início nesta terça-feira (8). O jornalista participa da abertura do evento, que acontece no Clube Municipal do Ipojuca, e segue com programação gratuita até o sábado. Realizado pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros, com apoio da Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação do município, o festival conta com debates e palestras sobre literatura e jornalismo, futebol e literatura infantil, além de shows e apresentações culturais das 9h às 21h.

A partir das 17h, Chico José fará palestra relembrando sua trajetória no jornalismo, com direito a sessão de autógrafos do livro “40 Anos no Ar”. Lançada pela Globo Livros, a publicação reúne as memórias do jornalista cearense radicado em Pernambuco, nas mais de duas mil reportagens produzidas nos cincos continentes. Na obra, Chico relembra momentos tensos de sua trajetória jornalística, como a cobertura da Guerra das Malvinas, conflito militar entre Argentina e Reino Unido.

O jornalista também relata a cobertura de um dos primeiros grandes assaltos a banco ocorridos no Brasil, na década de 1980, em que se ofereceu para substituir uma refém e foi levado como prisioneiro pelos bandidos, em uma perseguição que durou horas pelas estradas nordestinas. “Optei por um texto narrativo, objetivo, em um estilo jornalístico, exatamente como conto as minhas histórias ou como falo na TV”, explica o autor. Chico revela não só “o que acontece por trás das câmeras, mas os fatos que não foram ao ar, os micos nunca revelados, os desencontros e os grandes encontros”.

A abertura oficial do evento será em seguida, às 18h, com a Banda Santa Cecília, após a palestra do jornalista. Antes da abertura solene, no entanto, várias atividades já terão ocupado o palco do Clube Municipal, desde as 9h. São espetáculos teatrais, shows e recitais, apresentados por estudantes da rede municipal de ensino. Em todos os dias da feira, os horários da manhã e da tarde são destinados às crianças e jovens. Neste mesmo dia, Maestro Spok ocupa o palco do evento às 19h.

O maestro Spok faz show, junto com orquestra de mais sete músicos, apresentando um repertório genuinamente pernambucano e variado para todas as idades, encerrando as atividades do primeiro dia da feira literária. “Vamos apresentar um repertório que me marcou instrumentalmente e poeticamente falando. O frevo vai estar presente, o universo junino também e poesia. Os compositores Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Nelson Ferreira, Capiba fazem parte do repertório do show”, finaliza Spok.

Mia Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome