Governo volta atrás e avalia a reabertura de vagas para o Proupe

0

thumbnail_IMG-20170409-WA0112-vert

Governo de Pernambuco volta atrás e em reunião com a associação das instituições de ensino superior de Pernambuco-Assiespe, decide a reabertura de novas vagas para o programa universidade para todos em Pernambuco –Proupe

Um novo encontro entre membros da Secretaria de Ciência, tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco- SECTI e a Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco-ASSIESPE, aconteceu no ultimo dia 31/03/2017 na capital pernambucana, Recife. Em pauta das discussões, foram discutidos as melhorias, projetos e incentivos para o ensino superior ofertados pelas  Autarquias pernambucanas.

Representando a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco- SECTI, estiveram presentes Lucia Melo, secretaria, Leonildo Sales, secretario executivo; Ruth Cândida e Bruno Souza, assessores. Como membros da ASSIESPE participaram Antonio Henrique Habib, presidente; Aricleiton Cavalcanti, representante da vice-presidente Giane Maria de Lira e Adriano Fabio, assessor jurídico.

A requalificação do Programa Universidade Para Todos de Pernambuco-Proupe foi um dos temas centrais da reunião. O programa é um dos fomentadores da educação superior do estado e recentemente sofreu drásticas reduções na oferta de bolsas. Assiespe e SECTI pretendem reunir esforços para que novas vagas no Programa sejam ofertadas já no segundo semestre de 2017, com lançamento de novo edital. A pauta será encaminhada para Casa Civil do Estado, através da SECTI.

Ainda durante a reunião, a SECTI reafirmou o compromisso de oferecer cobertura, através de Banda Larga, para todas as autarquias do estado. O serviço será fornecido em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, através da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Outro compromisso assumido pela secretária Lucia Melo foi o agendamento de uma audiência entre representantes de todas as autarquias do Estado com o Governador Paulo Câmara.

A avaliação do Presidente da Assiespe, Antonio Habib, foi de uma reunião positiva e que deu a continuidade a discussões importantes para o desenvolvimento das Autarquias e, consequentemente, da interiorização do ensino superior do Estado de Pernambuco. “Tratamos de assuntos primordiais para os estudantes das nossas Autarquias, como o Proupe e recebemos um fredback positivo da SECTI. Alem disso, ainda estamos buscando novas conquistas para nossas instituições, como a oferta de bolsas para a qualificação dos nossos professores, através da Facepe”, avaliou Habib, se referindo a proposta da Assiespe de ofertar bolsas para mestrado e doutorado, destinados aos professores das autarquias. A sugestão esta sendo avaliada pela SECTI.

Fonte Assiespe/Abcde-Cesvasf

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome