Homens autores de violência doméstica participam de Grupos Reflexivos em Caruaru

0

Homens autores de violência doméstica contra a mulher participam de encontros de reflexão sobre gênero e relações familiares, visando a não reincidência criminal. Os encontros denominados Grupos Reflexivos, que estavam suspensos devido à Pandemia, foram reiniciados esta semana por uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos e advogados da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

Um dos municípios que realiza esses encontros é Caruaru, no agreste. A Central de Apoio às Medidas e Penas Alternativas (Ceapa) do Município recebe o grupo no Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras com o objetivo de promover uma responsabilização através da reflexão sobre questões de gênero, Lei Maria da Penha e tipos de violência.

Atualmente, 24 homens autores de lesão corporal leve ou ameaça, violência psicológica, moral e patrimonial, divididos em dois grupos, participam dos encontros, que reiniciaram em Caruaru, nessa quinta-feira, 21. Mais de 130 cumpridores já participaram dos encontros na cidade.

Além de Caruaru, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe e Recife também realizam encontros de Grupos Reflexivos para homens autores de violência doméstica.

De acordo Joanna Rodrigues, gestora Técnica da Gepais, “é importante ressaltar que ao longo dos anos os grupos reflexivos vêm se fortalecendo, principalmente, depois da alteração na Lei Maria da Penha que prevê na aplicação das medidas protetivas o encaminhamento desses cumpridores para participarem dos grupos reflexivos“.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome